Relevos Tecnogênicos

Variedades

O relevo de qualquer parte do planeta é influenciado pelos movimentos tectônicos, pelo intemperismo físico e químico e, em uma menor proporção, pela ação humana. Com o aperfeiçoamento das técnicas de construção, incluindo escavação de solo e implosão de rochas, o homem cada vez mais se transforma e transforma o ambiente onde vive.

Às formas de relevo que surgem por conta da ação humana, chamamos de relevos tecnogênicos. Algumas são bastante corriqueiras, enquanto outras tornaram cidades famosas ou fizeram países crescerem em território. Vamos ver alguns exemplos logo a seguir.


[Imagem: ArchTube]

Começando pelo exemplo mais visado, onde tudo deve ser maior e mais bonito no mundo, um relevo tecnogênico bem típico é o arquipélago Palm Islands (foto), em que a ilha Palm Jumeirah é a terceira maior ilha artificial do mundo, localizada em Dubai, capital dos Emirados Árabes Unidos. Além delas, outro relevo tecnogênico bem conhecido é o arquipélago com um mapa-múndi, também em Dubai.

Já no Reino dos Países Baixos, os pôlderes foram uma forma de conquistar território e ter terras férteis e produtivas, avançando sobre áreas oceânicas. Mas, se de um lado houve o ganho de espaço, do outro é necessário ter um extremo cuidado no manejo da água e ter de ‘domá-la’. Se algum dos diques que permitem a existência dos pôlderes não resistisse, enormes extensões de terra seriam alagadas.

Há muitos outros exemplos de relevo produzido por ação humana, e que são mais próximos do cotidiano, como as bermas de equilíbrio nas laterais das rodovias em corte de terreno, terraplenagens, sistemas de drenagem e armazenamento de águas (barragens e vertedores), túneis, entre outros. Mesmo com todos estes exemplos, é importante lembrar que a ação humana é superficial, visto que só atinge a Crosta, mas já é suficiente para mudar em cheio a porção da Terra em que temos contato todos os dias.






GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários