Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (18)

Curiosidades

Seco: esta palavra pode tanto significar algo praticamente isento de água, como um chão com gretas de contração, como algo com umidade ou hidratação reduzidas, mas não nulas. É o caso, por exemplo, dos cabelos secos e dos concretos secos, com a diferença de que o primeiro exemplo é indesejado (sendo usados xampus corretores) e o segundo é necessário (em fabricação de blocos de vibroprensa para construção). Um último significado diferente é como técnica de lavagem de roupas, em que são usados produtos químicos especiais, ao invés de água.

Deserto: é um local em que a vida tem dificuldades em sobreviver, visto que a pluviosidade é muito pequena (0 a 250mm anuais), mas ainda assim existe... talvez por isso o uso da palavra deserto no sentido literal de mente e coração vazios possa não ser um bom uso, já que é nestas condições em que a vida se mostra mais forte.


Viés: indica direção oblíqua, tanto para o corte de peças de pano, como na escolha de um rumo a seguir. Na indicação de perspectivas futuras, seja qual for o horizonte de planejamento, pode assumir o mesmo significado de 'tendência'.

Orogênese: movimento em regiões instáveis do planeta que provoca a elevação de grandes áreas, e, por conseguinte, a formação de grandes cadeias de montanhas. Os tipos mais notáveis de movimentos orogenéticos são os terremotos.

Fibra: é algum elemento em que seu comprimento se destaca em relação ao diâmetro. Quando em alimentos, a ingestão de fibras é altamente recomendada, por aumentar a sensação de saciedade, entre outros benefícios. Na construção civil, as fibras são usadas com o intuito de melhorar características de concretos e argamassas, como a resistência à tração, por exemplo, mas não substituem o uso de armadura. Já pelo lado psicológico, fibra é algo que vem nas pessoas fortes, guerreiras, batalhadoras... O mundo fica encantado ao ver crescer mais pessoas assim.

Qualidade: pode se referir a dois pontos intimamente ligados: o reconhecimento por características bem vistas para algo ou alguém, ou o controle feito para que um produto industrial assuma características mínimas desejadas (seja por exigência de uma norma, seja por estratégia comercial). Em ambos os casos, a busca por ela (a qualidade) deve ser incansável.

Planetesimal: na teoria de atração das massas, durante a origem do sistema solar que hoje conhecemos, os planetesimais eram esferas de aproximadamente um quilômetro de diâmetro, cujas colisões resultaram em planetas. Além disso, o acréscimo de nuvens de gás foi outro fator importante para o crescimento de alguns planetas.

Apimentado: é algo com muita intensidade, visto que o seu principal significado é de algo com muita pimenta, tempero de sabor extremamente marcante. Pode ser um relacionamento amoroso, com muita sensualidade; ou então uma garoto ou garota de comportamento muito terrível (como o famoso Dennis pimentinha, ou capetinha... tanto faz).

Você também pode gostar de: (Curiosidades) algumas palavrinhas e expressões da língua portuguesa





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários