Como desbloquear sua Casio FX 82MS?

Utilidades

 

As principais calculadoras científicas, Casio FX 82 MS e HP 10s, possuem funções básicas de grande utilidade para os estudantes de exatas, sendo as mais recomendáveis durante a graduação, pois nem todos os professores universitários aceitam o uso de calculadoras mais potentes. Como publicamos aqui no Blog do Mestre, há várias funções e usos especiais de teclas que geram funções úteis de forma mais rápida que outras.

Além destas funções, outras podem ser obtidas na calculadora Casio, através de um procedimento de desbloqueio, cujos passos encontram-se abaixo.
 


 
> Digite MODE e, em seguida, o número 2 (opção SD). Veja que aparecerá SD na parte superior do monitor;

> Digite 0 e, em seguida, repetidamente a tecla DT (M+). Surgirá na tela o número de vezes que o valor foi armazenado. Este limite é de 80 dados. Após, ao aparecer n = 80, digitando M+ mais uma vez, surgirá a inscrição Data Full.

> Digite M+ novamente e surgirão duas opções: 1) EditOFF e 2)ESC. Escolha 2. Neste momento, voltarás à tela inicial.

> Digite e surgirá Freq80 = 1. Com isso, digite 1 depois 3 depois 1 ∙∙∙ até terminar o número de caracteres possíveis, com o símbolo ■. O último caracter não deve ser digitado, apenas ficando este símbolo a piscar.

> Ao clicar M+, surgirá a inscrição Data Full. Digite M+ novamente e surgirão duas opções: 1) EditOFF e 2)ESC. Escolha 1. Digite a tecla = e, em seguida, aparecerá a inscrição Syntax ERROR. Se você tentar fazer isso como uma HP 10s, ao escolher EditOFF, surgirá a inscrição Math ERROR e para por aqui, pois este desbloqueio não é para esta calculadora.

> Digite AC e, em seguida, Digite MODE e surgirão duas opções: 1) COMP e 2)CMPLX. Desta vez, digite MODE e surgirão novas opções, antes indisponíveis. Digite MODE mais vezes e verás as novas opções.

> Saia e digite novamente MODE e escolha a opção 3, BASE.

> Digite 456 e depois aperte =. Escolhendo as teclas ^, log ou ln, veja que surgirão a forma binária do número e outras formas em diferentes bases, ou seja, esta é a função de conversão de base. Outras funções também terão sido ativadas com esta técnica. Nem todas as calculadoras permitem o desbloqueio, mas fique tranquilo: softwares computacionais prontos ou que você pode criar em ambientes de programação como o Octave e outras opções suprem bem as funções do desbloqueio.


 


 

 

 

Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. olá este desbloqueio nao esta funcionando na minha Casio fx-82MS, faço todo o procedimento e esta aparecendo, ao escolher EditOFF, a inscrição Math ERROR.
    pensei será que a calculadora é falsa... ...acho que não, foi comprada em uma loja de respeito.
    tem alguma ideia do que pode ser?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Jeferson. Não sei te dizer o que poderia ser, apenas vi informações de que desbloqueios não se aplicam a todas as calculadoras. Você tem um ganho de funções para ela, mas não é nada que não consigas fazer usando um computador em sua vida profissional e, acredite, vais preferir.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!