Topografia (III)

Algumas grandezas medidas

 

Entre as grandezas medidas pela Topografia estão os ângulos horizontais (Hz), que são os ângulos entre as projeções dos alinhamentos no plano horizontal. Em relação ao plano horizontal também são medidos os ângulos verticais (α), que indicam a interseção do alinhamento com este plano. Podem ser ascendentes, se estão em aclive, e receber sinal positivo, ou descendentes, estando em declive, recebendo sinal negativo. Outra forma de medir os ângulos horizontais pode usar os pontos de referência da vertical do ponto, medindo-se os ângulos zenitais (V ou Z) ou nadirais (V’ ou Z’), sendo usados pelos goniômetros (teodolitos, estações totais, etc.). O ângulo vertical α é complementar ao ângulo Zenital Z, se o alinhamento for ascendente. O ângulo vertical α será complementar ao ângulo Nadiral Z’ se o alinhamento for descendente. O ângulo Zenital, por sua vez, é suplementar ao ângulo Nadiral Z’ em ambas as situações.
A distância horizontal (Dh) é a medida da projeção do alinhamento sobre o plano horizontal de referência, que pode passar por algum dos pontos extremos do alinhamento. A distância vertical ou diferença de nível (DV ou DN) é a distância entre as projeções dos dois pontos extremantes de um alinhamento, medida em um plano vertical de referência. Já a distância Inclinada (DI) é o comprimento do segmento de reta que une os dois pontos extremos de um alinhamento.
Dentre as grandezas apresentadas, as distâncias e ângulos horizontais são representados pela Planimetria. Já os ângulos e distâncias verticais são de interesse da Altimetria, sendo representados em planta por meio de curvas de nível ou seções verticais. Estas grandezas seguem o sistema métrico decimal, adotado no Brasil, para a medida de distâncias [m e múltiplos], e os ângulos são medidos em graus [°, ‘ e “]. Adota-se seis casas decimais para ângulos e duas casas decimais para distâncias.
 

Você também pode gostar de: (Variedades) Topografia (II).

 
 
 

Þ Gostou desta postagem? Usando os botões abaixo, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários