O crescente desinteresse pelo ensino
tradicional é um fenômeno que ocorre no mundo todo. O ambiente hermético “da
oralidade e do impresso”, antes prevalecente nas salas de aula, hoje é
compartilhado pelas novas tecnologias educacionais. Entre elas, talvez a maior
mudança de paradigma tenha sido causada pela Internet, que representa uma
ruptura com os consagrados modelos pedagógicos. Provavelmente não seja exagero
dizer que cabe a divisão a.w. (antes da web) e d.w. (depois da web). Isso
porque em nenhum momento da história se ofereceu acesso ao conhecimento de
maneira tão ampla e democrática.
Embora longínqua no tempo, cabe
parcialmente uma analogia. No período do séc. III a.C. ao séc. IV d.C., a
Biblioteca de Alexandria, cujo acervo era de 700 mil papiros, tinha a louvável
presunção de reunir todo o saber da Antiguidade. Seu lema era “adquirir um
exemplar de cada manuscrito existente na face da Terra”. No entanto, seu
manuseio era restrito: apenas os mais conspícuos sábios tinham condições de
acesso.
A web torna disponíveis conteúdos técnicos
e pedagógicos precisos, com visual atraente e em movimento. Em contrapartida,
metade de seus bytes é descartável, é entulho, é lixo ou fútil às nossas
crianças ou jovens. Um belo exemplo do uso da rede vem do casal Bill e Melinda
Gates: para a filha mais velha, de dez anos, os dois estabeleceram o limite de
45 minutos por dia. Sábados, domingos e feriados um pouco mais: uma hora. Ao
proferir uma palestra no Canadá, Bill Gates conta que a filha protestou:
– Mas pai, vou ter este limite por toda a
minha vida?
– Não, quando sair de casa, você poderá
definir seu próprio tempo de uso do computador – responde Bill Gates,
arrancando risos do auditório.
Não há como negar que a Internet é um
poderoso agente de transformação do nosso modus vivendi et operandi. Somente no
Brasil, somos 44,2 milhões de usuários, (dados do eMarketer, fev./09) e o nosso
país é líder mundial em tempo de navegação.
Esse número equivale a 48 minutos diários.
Seria aceitável, se não fosse o fato concreto que a maioria dos jovens passa de
duas a quatro horas diante do computador, sacrificando a sociabilização, a
cooperação doméstica, a compleição física e, sobretudo, os estudos e as boas
leituras. “Meus filhos terão computadores sim, mas antes terão livros” – já há
algum tempo apregoava o próprio Bill Gates.
Com a Internet, pouco se cria e muito se
copia! Boa parte dos trabalhos escolares são determinados pelo “ctrl + c” e “ctrl
+ v”.
O professor atualizado muitas vezes fareja
a cópia. Que tal fazer uma arguição oral ou uma resenha manuscrita do conteúdo
apresentado? Mas não vamos dramatizar, pois quantos de nós – quando estudantes
– copiávamos os trabalhos escolares dos livros, enciclopédias, revistas? Ou do
colega que já havia passado pela disciplina?
Por isso, cabe ao educador incluir no seu
trabalho pedagógico algumas tarefas: primeira – orientar que a cópia é uma
atitude que desrespeita valores e direitos autorais; segunda – sugerir ao aluno
bons sites sem se esquecer de sugerir bons livros; terceira – sempre
incentivá-lo para que desenvolva o senso crítico.
Quanto à força e abrangência da Internet,
vale um depoimento pessoal. Em 2001, no site www.geometriaanalitica.com.br,
hospedei 498 páginas para estudantes de Engenharia e Matemática: cônicas,
quádricas, superfícies, vetores, planos, retas etc. Tive imensa surpresa: um
contador internacional registrou centenas e centenas de acessos diários,
oriundos de 58 países. “Navegar é preciso”, mas também é preciso ter
discernimento do moderno canto da sereia: o fascinante – e falacioso – mundo do www.
Em tempo: A frase “Navegar é preciso,
viver não é preciso” tem como autor Fernando Pessoa ou Luís Vaz de Camões? Veja
a resposta no Google em 0,29 segundos. □
VENTURI, Jacir J.
(O autor já atuou em diferentes funções no
setor educacional, como professor e diretor. In: Geometria Analítica – Site do
Professor Jacir Venturi)
0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!