Os jornais ainda são, apesar do advento da internet, um grande meio de comunicação em massa, caracterizados por uma ampla variedade de gêneros de escrita com características definidas. É sobre esta estrutura que se assentam os conteúdos jornalísticos, baseados nos seguintes gêneros:
[Imagem: Paraíba Notícias]
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Manchete
É
o título daquilo que o jornal considera a principal notícia do dia. Aparece em
letras maiores e em destaque no alto da primeira página.
Anúncio Classificado
É
de responsabilidade do leitor ou anunciante, que produz um pequeno texto para
anunciar a venda, compra ou contratação dos mais diversos produtos e serviços.
Para dar o máximo de informação em pequenos espaços, os anúncios classificados,
em geral, se utilizam de linguagem abreviada.
Charge
Desenho
caricatural, em que se satiriza um fato específico, em geral de caráter
político e que é do conhecimento público.
Chamada
Texto
curto de primeira página que resume as informações publicadas pelo jornal a
respeito de um assunto. Remete o leitor para as páginas onde se encontram as
leituras extensivas.
Notícia
Registro
de fatos, isento de opinião. Escrito com exatidão, apenas descreve fatos respondendo
às perguntas: o quê? quem? onde? quando? como? e porquê?.
Legenda
Acompanha
e complementa informações de fotos, gráficos, mapas, etc. Os manuais de redação
dos jornais costumam orientar seus jornalistas a não se limitarem a descrever a
foto, atitude que caracterizaria uma redundância.
Entrevista
Publicada
na forma pergunta-resposta. O texto introdutório contém breve perfil do entrevistado,
resumo do tema da entrevista, resumo de abordagem do assunto, data, local e duração
da entrevista, bem como declarações do entrevistado colocadas com ênfase e
constantes na entrevista.
Tabela
Apresenta
informações de maneira clara e de leitura rápida. Deve ser visualmente atraente
e informações concisas.
Reportagem
Maior
produto da atividade jornalística. Pode ser de duas formas:
-
Relato do acontecimento feito por jornalista que tenha estado no local em que o
fato ocorreu ou tenha apurado as informações relativas. Contém descrição fiel
dos fatos e versões dos envolvidos;
-
Abordagem extensiva sobre tema fora de destaque no dia (Dicas de saúde, relatos
históricos, etc.)
Em
ambos, prevalece a função esclarecedora e, por vezes, as opiniões de
especialistas no assunto.
Gráfico
Também
precisa ser visualmente atraente (de preferência, evitando escalas de cinza,
com o advento do jornal de impressão colorida). Transpõe informações numéricas
para a linguagem visual, permitindo a leitura instantânea de informações. Os
tipos mais comuns são e linhas, barras e círculos.
Carta do Leitor (Cartas, e-mails ou tweets)
Textos
que expõem o ponto de vista dos leitores (sobre reportagens anteriores ou sobre
o jornal em si, por exemplo) e são agrupadas por tema, geralmente sendo
divulgadas diferentes tendências de opinião. Às vezes, os jornais realizam a
Resposta ao Leitor.
Editorial
Expressa
a opinião do jornal sobre um assunto atual e/ou polêmico. Alguns incluem cartas
do leitor relacionadas ao assunto.
Crítica
Texto
que exprime opinião e avalia trabalhos intelectuais ou desempenho de um
indivíduo ou entidade sob diferentes aspectos (artes, espetáculos, livros,
competições esportivas, popularidade, etc.).
Artigo
Gênero
jornalístico, assinado, que traz a interpretação, ou opinião do articulista
sobre um tema relevante.
Resenha
Texto
em geral escrito por especialistas, sobre livros, obras ou filmes. Em uma
resenha entrecruzam-se informação e opinião. Assim, dá-se uma ideia ao leitor
sobre o conteúdo e emite-se uma opinião sobre a qualidade do que está sendo
resenhado.
Crônica
A
crônica é um texto jornalístico em que há mais liberdade do autor em narrar
fatos do dia-a-dia, subjetivos ou transcendentais; e essa liberdade de
expressar opinião é que a torna acessível ao leitor: o texto é humanizado
através da contextualização.
Tira
Pequena
história em quadrinhos de caráter humorístico, apresentando ou não, opinião crítica
sobre um tema atual.
Anúncio Publicitário
Combinando
a linguagem verbal e visual, são criados por agências de publicidade a fim de
divulgar um produto/serviço a um público alvo. Variam de acordo com o público
de cada seção do jornal.
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