Leibniz



Gottfried Wilhelm Leibniz nasceu em Leipzig em 1646 e estudou Direito, Teologia, Filosofia e Matemática na Universidade local, graduando-se com dezessete anos de idade. Após doutorar-se em Direito aos vinte anos, entrou para o serviço diplomático, passando a maior parte de sua vida viajando entre capitais europeias em missões políticas. Em particular, empenhou-se em afastar uma ameaça militar da França contra a Alemanha e buscou a reconciliação entre católicos e protestantes.

Matemática
[Imagem: Leibniz Association]


Em 1672, iniciou o estudo extensivo de matemática por Leibniz, quando estava em missão diplomática na capital francesa. Ali desenvolveu uma espécie de calculadora e conheceu cientistas. Neste intercâmbio, conheceu os desenvolvimentos da matemática e da ciência. Huygens foi um desses. Buscando a criação de notações simplificadas e lógica simbólica que facilitassem o aprendizado e o desenvolvimento do Cálculo e, em 1684, publicou uma versão do cálculo estabelecendo as notações e regras para a obtenção das derivadas usadas até hoje.

Newton também desenvolveu técnicas e métodos para o Cálculo, de forma independente à Leibniz e, na busca pelo reconhecimento do autor das técnicas, surgiu uma intriga entre os seguidores de Newton e Leibniz. Gottfried foi acusado de plagiar Newton (que já havia publicado, então, Principia Mathematica). Como Newton era fortemente influente na Royal Society britânica, foi considerado por ela, o ‘autor do Cálculo’.  Entretanto, seria injusto atribuir a newton ou a Leibniz, a somente um, uma obra criada coletivamente. 

Veja também: (Mensagens e poesias) Que eu não perca mesmo sabendo

Postar um comentário

0 Comentários