Éteres

Química Orgânica

Éteres são compostos que apresentam um átomo de oxigênio ligado a dois radicais orgânicos, compondo um grupo funcional da forma R-O-R’ em que R e R’ não são radicais necessariamente iguais.
Quanto às propriedades físicas, são muito pouco solúveis em água, o que reforça a tendência de solubilidade por solventes apolares. São obtidos a partir da desidratação de álcoois.
Alguns tipos de éteres são usados como solventes industriais e na indústria farmacêutica como anestésico.
De acordo com a nomenclatura IUPAC, os éteres são nomeados da seguinte maneira: radical menor + óxi + radical maior.
Exemplos:

H3C-O-CH3 metóxi-metano    

H3C-O-CH2-CH3 metóxi-etano

A nomenclatura usual é a seguinte: éter (radical menor)-(radical maior) + ílico
Exemplos:

H3C-O-CH3 éter dimetílico      

H3C-O-CH2-CH3 éter metiletílico

Um dos exemplos mais comuns de éteres e uso quotidiano foi o do etóxi-etano, éter etílico ou éter comum, que é vendido em farmácias, conhecido por vários nomes: etóxi-etano, éter dietílico, éter sulfúrico ou simplesmente éter. Foi muito utilizado como anestésico devido ao fato de relaxar a musculatura. Seu uso como anestésico foi abandonado porque causava irritações no trato respiratório e podia causar incêndios em salas de cirurgia.

H3C-CH2-O-CH2-CH3.
 

Veja também: (Química) Fenóis.

Nenhum comentário:

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

Tecnologia do Blogger.