Rendimento de uma reação química e fração molar.


As reações químicas são expressas por equações químicas, expressões que indicam em quantidades específicas de reagentes a quantidade de produtos que serão obtidos. Veja o exemplo abaixo:


Seguindo Lavoisier, ‘nada se perde, nada se cria, tudo se transforma’; imaginamos que se usarmos um mol de 1,2 – dicloroetano, obteremos um mol de etilenoglicol. Porém, as situações reais diferem das ideais, e nem sempre todo o reagente se converte em produto.

Dada certa quantidade de reagente(s), calculamos o rendimento da seguinte forma:

- Descobrimos a massa molar do(s) reagente(s) e produto(s) (quantidades ideais na reação padrão);

- Descobrimos as quantidades que reagiram na situação real;

- Comparamos com as quantidades, em proporção, que iriam reagir e a quantidade em massa dos produtos que deveriam ser obtidos;

- Fazemos uma razão (divisão) entre a quantidade de produtos obtida pela esperada e descrevemos este valor em percentual.

Para fazer estes cálculos, não podemos esquecer-nos dos reagentes limitantes, ou seja, aqueles que se escasseiam por primeiro. O uso da regra de três simples auxilia bastante.

Fração molar é a razão entre o número de mol de um elemento e a soma do número de mol de todos os elementos que compõem uma molécula. O cálculo da fração molar pode ser interessante para que possamos descobrir quanto de um determinado elemento foi obtido após uma dada reação. Cada elemento contribui com a massa total de forma proporcional à quantidade em mol que obtivermos. Por exemplo: na reação descrita acima, obtivemos 124g de etilenoglicol, então, a massa em gramas de Carbono que obtivemos foi:

Fração molar = 24/62 = 0,39

Massa de nossa amostra de Etilenoglicol = 124g

Massa de C presente: 124 x 0,39 = 48g

(usamos dois algarismos significativos em todos os cálculos) □


Veja também: (Ciência e Saúde) A superioridade de raças e a genética

Postar um comentário

0 Comentários