Diabetes e suas características

Ciência & saúde
 

        Segundo a definição do míni Aurélio Eletrônico:


di:a.be.tes  [Lat. diabetes.]
Substantivo masculino e feminino de dois números. Med.
1. Designação genérica de doenças que se caracterizam por grande eliminação de urina.
2. Impr. Diabetes melito. [Var.: diabete.]

Diabetes melito. Med. Distúrbio do metabolismo dos açúcares.


Diabetes (do grego sifonar) melito (do latim doce como mel)  é facilmente caracterizada pela etimologia da palavra, pois esse distúrbio faz com que a água ingerida escoe pelo corpo do diabético como se fosse um sifão, passando rapidamente pelo trato urinário e sendo excretada com uma grande quantidade de açúcar. Em tempos remotos, fazia-se o paciente urinar próximo a um formigueiro a fim de confirmar as altas taxas de açúcar.

A glicose é o combustível das nossas células, mas precisa de um aditivo para entrar nas células, que é a insulina, esteroide produzido no pâncreas. A diabetes é dividida em dois tipos:

Tipo 1 – Também chamado de Diabetes imune-mediada. A insulina não é produzida. O sistema Imune ataca as células Beta que a produzem.  Pode ser causada por vírus, substâncias tóxicas e determinados tipos de medicamentos. A herança genética também influi. Apresenta-se na maioria das vezes em caucasianos (pele branca).
Tipo 2 – Há insulinorresistência por parte das células ou a insulina produzida é insuficiente. Também se manifesta o fator genético na incidência desse tipo. A maioria das vezes são os não-caucasianos (pele negra ou parda) que mais são acometidos por esta forma de Diabetes.

Em ambos os casos, a demanda por glicose não é suprida, gerando sérios problemas, devido a hiperglicemia (excesso de glicose). Como o organismo mantém sua estabilidade em condições leves de “desordem” (homeostase), o fígado converte a glicose em glicogênio e refaz a glicose quando necessário. O pâncreas é o órgão que produz a insulina. Com formato semelhante ao de uma banana, o pâncreas fica trás do estômago, realizando um primoroso trabalho de estabilização dos níveis de glicose.

Ingestão de grandes doses de açúcar causa Diabetes?

É um equívoco achar que ingerir grandes doses de açúcar causam diabetes, bem como grandes doses de sal causam hipertensão. Claro que ingerir grandes doses de açúcar, maiores que a demanda do organismo causa aumento de peso e os problemas dele decorrentes.

Como a insulina utilizada pelos diabéticos do tipo 1 é produzida?

Antes do advento da engenharia Genética, era utilizada insulina bovina ou suína, mas havia vários problemas como:

°  Alguns diabéticos eram alérgicos a insulina bovina e/ou suína;
°  O processo de purificação da insulina animal é lento;
°  A insulina resultante é um pouco diferente da produzida pelo pâncreas humano.

Com a descoberta das Enzimas de restrição (Enzimas que cortam fitas de DNA) foi possível obter um novo processo de produção de insulina. As Bactérias possuem dois DNA’s: um principal e outro circular (plasmídeo) que se duplicam de forma independente. Usando essas enzimas, “corta-se” o plasmídeo e “corta-se” o gene de uma célula do pâncreas humano que ordena a produção de insulina. Coloca-se este gene no “corte” do plasmídeo formando-se um novo DNA (DNA recombinante, ou seja, que não existe na natureza). É como se os cientistas “recortassem e colassem” (com a enzima DNA-ligase) um gene no DNA da bactéria, que passa a produzir insulina. Quando essa bactéria se reproduz por bipartição, as células-filhas também produzirão insulina. Através desse método tornou-se muito mais rápido e eficiente o processo de obtenção da Insulina para aplicação em Diabéticos.
>> Gostou desta postagem? Compartilhe!

Postar um comentário

0 Comentários