Viagem
Criciúma é um município catarinense, na planície litorânea, localizado a 221 km da capital Florianópolis. Ainda em termos territoriais, faz divisa com municípios como Cocal do Sul e Araranguá.
Existem diversos atrativos nessa cidade, que vale a pena conhecer. Vamos descobrir alguns deles?
![]() |
[Vista aérea da cidade. Imagem: Locativa | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Que tal ir para Bento Gonçalves?
ESTÁDIO HERIBERTO HÜLSE
O Estádio Heriberto Hülse abriga o Criciúma Esporte Clube (conhecido como Tigre), time local que disputa o Brasileirão Série B em 2025. O time foi fundado em 1947, recebendo o nome de Comerciário Esporte Clube.
Lá ocorrem as partidas do time, com capacidade para até dezenove mil visitantes. Também há eventos locais que ocorrem no clube.
NAÇÕES SHOPPING
O Nações é um dos shoppings da cidade, com diversos serviços que vão de academia, barbearia, lavação de carros, até um posto da Polícia Federal que permite emitir passaportes. Para carros, há serviços de estacionamento, lavagem e até carregador para carro elétrico.
As opções, portanto, envolvem de serviços do dia-a-dia à alimentação e entretenimento. O horário de atendimento é, em geral, das 10:00 às 22:00, conforme a loja.
Ocorrem alguns eventos gratuitos dentro do Shopping, que são bem variados. Um exemplo é um encontro de cachorrinhos Spitz, ou uma mostra de dança. Também há várias opções de entretenimento, sendo uma bem legal uma pista de boliche. É uma ideia legal de passeio, principalmente em dias chuvosos.
![]() |
[Pista de boliche do Nações Shopping. Imagem: 4oito | Reprodução] |
RODOVIÁRIA DE CRICIÚMA
O acesso por terra pode ser feito pela rodoviária de Criciúma. Ela foi inaugurada no ano de 1974, inspirada num terminal mexicano, depois de o arquiteto projetista ir viajar no México durante a Copa do Mundo de 1970.
MUSEU DE ZOOLOGIA DA UNESC
Esse museu foi fundado em 2002, porém seu acervo começara a ser juntado bem antes. A professora da UNESC, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, idealizadora do museu e que hoje dá o nome a ele, foi quem tratou de começá-lo.
![]() |
[Esqueleto de baleia em exposição. Imagem: UNESC | Reprodução] |
Uma viagem da professora a Laguna a fez obter camarões e lagostas conservados de forma mais simples num bar local. Depois dos invertebrados marinhos, vieram vertebrados doados pela Polícia Ambiental. Novos animais passaram por taxidermia (conhecida popularmente como empalhar, que é retirar as estruturas internas dos animais e preencher com material não degradável).
Além de um grande acervo para visitação, principalmente estudantil, são feitas várias exposições e eventos, bem como programas educativos. Um deles é o café cultural do museu, realizado ao final de tarde da última quinta-feira de cada mês.
ANGELONI CENTENÁRIO
Para quem gosta de comprar em bons supermercados, é uma ótima pedida. O Angeloni Centenário, além de uma arquitetura bem arrojada e um espaço moderno, tem uma grande praça de alimentação. No meio dessa praça fica destacado o palco do espaço cultural, onde artistas se apresentam.
![]() |
[Vista externa da filial do Angeloni no bairro Centenário, uma das unidades da rede em Criciúma. Imagem: Douglas Piccolo Arquitetura e Urbanismo | Reprodução] |
MINA DE VISITAÇÃO OCTÁVIO FONTANA
Criciúma tem uma história que passou pela extração carbonífera. Onde antes existia a Mina São Simão hoje fica um museu de superfície, com recursos audiovisuais e maquetes, e depois uma visita à mina que pode ser a pé ou numa réplica de uma locomotiva J. A. Maffei de 1922. No interior da mina, outro museu que fala de religiosidade, costumes, ferramentas e outros temas da vida na mineração.
![]() |
[Entrada da mina. Imagem: Facebook oficial da Mina | Reprodução] |
A entrada é bem acessível. É necessário usar capacete no trajeto e ser maior de três anos de idade.
PARQUE ASTRONÔMICO ALBERT EINSTEIN E=mc²
Nesse parque, o nome traz a equação principal da Teoria da Relatividade (equivalência massa-energia, sendo c a constante da velocidade da luz). Ele é bem recente, tendo sido inaugurado em 6 de janeiro de 2023, em alusão ao aniversário de cento e quarenta e três anos de Criciúma.
O nome veio da proposta do parque: estimular 9 estudo e a ciência. Há locais para observar o céu a olho nu, relógio solar, exposições (rocha, fósseis, meteoritos), telescópios, laboratório e planetário digital. Há, também, uma esfera armilar (objeto que representa Terra ou Sol ao centro e elementos do universo em sua órbita).
Quer conferir como é?!
Acesse: https://tourmkr.com/F1qJkY9ayI/42088893p&316.53h&61.77t
PARQUE DAS NAÇÕES
O Parque das Nações Cincinato Naspolini foi inaugurado antes do Parque Astronômico, em 2011. Nele costumam ocorrer eventos esportivos e também existem réplicas de uma estação ferroviária, como era a primeira parada de Criciúma, e da Teresinha 01, modelo de locomotiva dos anos 1920.
MUSEU AUGUSTO CASAGRANDE
Não apenas a Teresinha 01 era de 1920, mas o casarão construído pelo italiano Augusto Casagrande, hoje Museu Municipal Histórico e Geográfico Augusto Casagrande. Nesse museu, objetos e fotos familiares, ferro de passar roupa, máquina de costura, objetos de trabalho manual e de cozinha, totalizando mil e trezentas peças.
![]() |
[Museu Augusto Casagrande. Imagem: Viva Criciúma | Reprodução] |
De acordo com o Ministério Público de SC, tanto o museu quanto a praça Abelle Colle são patrimônios tombados. Em breve, o museu ganhará uma restauração.
PRAÇA NEREU RAMOS
Sabe aquele famoso ponto de uma cidade conhecido como a Praça Central? É aqui!
Ela foi fundada em 15 de dezembro de 1931 - com a construção da praça em 1917 e o jardim de 1930. As calçadas viriam apenas em 1966, com melhorias até os dias atuais.
O famoso "eu amo" também existe por lá. Nesse caso, o coração do "Eu amo Criciúma" vem dentro de um carrinho da mineração, remetendo à história local.
E NA CAPITAL DO ESTADO
Outro prédio histórico, hoje museu local, também vale sua visita, em Florianópolis. Saiba mais sobre o Museu Cruz e Sousa 👇🏻:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
👉 Que tal ir para o Palácio Cruz e Sousa?
GOSTOU DESSA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!






0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!