Na ponta da Língua
Luís Fernando Veríssimo tinha sangue de escritor, mas com um talento que não apareceu logo de cara, nas suas palavras. O humor e a crônica do dia-a-dia eram marcantes na sua obra, além de personagens como o Analista de Bagé e a Velhinha de Taubaté.
Infelizmente, o escritor vinha com problemas de saúde. Ao final de agosto de 2025, ele nos deixou.
Vamos relembrar algumas máximas dele? E algumas máximas das personagens?
![]() |
[Luís Fernando Veríssimo. Imagem: Agência Brasil | Reprodução] |
DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM
» Mais máximas de Veríssimo e de outras pessoas
MÁXIMAS DE LUIS FERNANDO VERÍSSIMO
"Vivemos cercados pelas nossas alternativas, pelo que podíamos ter sido"
"Pensando bem, em tudo o que a gente vê, e vivencia, e ouve e pensa, não existe uma pessoa certa pra gente. ..."
"O mundo não é ruim, só está mal frequentado"
"BELELÉU - Lugar de localização indefinida. Fica além das Cucuias, na fronteira com Cafundó do Judas e Raio Que os Parta do Norte. Beleléu tem características estranhas. Nenhum de seus matos tem cachorro, as vacas estão todas no brejo - e todos os seus economistas são brasileiros."
"A gente não faz aniversários. Os aniversários é que vão fazendo a gente. E depois, pouco a pouco, nos desfazendo"
"Não sei para onde caminha a humanidade. Mas, quando souber, vou para o outro lado"
"Eu me casei com a 'Senhora Certa' Só não sabia que o primeiro nome dela era 'Sempre' "
"Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas"
"Passamos a vida inteira nos preparando para nossa morte e quando ela vem não podemos assistir"
"O futuro era muito melhor antigamente"
MÁXIMAS DO ANALISTA DE BAGÉ
"Lindaura, a recepcionista do analista de Bagé ― segundo ele, “mais prestimosa que mãe de noiva” ―, tem sempre uma chaleira com água quente pronta para o mate."
"Diz que quando recebe um paciente novo no seu consultório a primeira coisa que o analista de Bagé faz é lhe dar um joelhaço. Em paciente homem, claro, pois em mulher, segundo ele, “só se bate pra descarregá energia”. Depois do joelhaço o paciente é levado, dobrado ao meio, para o divã coberto com um pelego."
"‘O que tá pior, o ouvido ou o beliscão?’
E eu berrava: ‘É o ouvido!’
Depois: ‘Tá empatado!’, e depois ‘É o beliscão!’.
Aí ele apertou mais até que eu gritei: ‘Tô com saudade da dor de ouvido!’
Me lembrei do tio Lautério quando decidi instituir o joelhaço."
"— O senhor quer que eu deite logo no divã?
— Bom, se o amigo quiser dançar uma marca, antes, esteja a gosto. Mas eu prefiro ver o vivente estendido e charlando que nem china da fronteira, pra não perder tempo nem dinheiro."
"Contam que outra vez um casal pediu para consultar, juntos, o analista de Bagé. Ele, a princípio, não achou muito ortodoxo.
— Quem gosta de aglomeramento é mosca em bicheira… Mas acabou concordando."
"— Mas isto tá ficando mais enrolado que lingüiça de venda. Te deita no pelego."
MÁXIMAS DA VELHINHA DE TAUBATÉ
"Depois se revelou que eram números para jogar na Sena, que a Velhinha sempre acreditava que ia ganhar, e que a palavra escrita era "oxalá". "
"o presidente Sarney telefonava freqüentemente para Taubaté para saber se a Velhinha, pelo menos, ainda acreditava nele."
"– Quem me daria um telefone de presente?
– Alguém que está tentando ligar para cá e não consegue.
A velhinha acreditou. Mas pensou um pouco e decidiu:
– Se ele já vem estragado, eu não quero."
“Ela acredita em anúncia, em nota de esclarecimento, acredita até em ministros da área econômica"
"A pobre Velhinha viveu, até sucumbir diante do choque causado pelo escândalo do Mensalão e, em 2005, sofreu um piripaque em frente à televisão e partiu desta para a melhor"
E MAIS PERSONAGENS DO VERÍSSIMO
Além dessas personagens clássicas, havia várias crônicas e contos também muito divertidos. Confira um desses textos 👇🏻:
□
E AINDA MAIS PARA VOCÊ:
GOSTOU DESSA POSTAGEM ☺? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

0 Comentários
Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Não aceitamos comentários com links. Muito obrigado!
NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!