Primeiros passos no Python

 

Tecnologia

 

Uma das grandes vantagens em se aprender a programar é que, por mais que você tenha que se debruçar para resolver um problema, não será completamente refém dos programas comerciais ou prontos, além de conseguir desempenhar tarefas difíceis e repetitivas com muita rapidez. Existem várias linguagens de programação, e uma delas é o Python, que é uma linguagem “não tipada”, ou seja, você não precisa declarar tipo de cada variável, e ainda pode funcionar em mais de um sistema operacional, com os devidos cuidados no código.

 

Nessa postagem, você vai aprender alguns comandos básicos para Python, não se limitando a esses, mas que vão ajudá-lo(a) a começar! Siga no artigo.

 

 

Código de Python sendo rodado no celular
[Código em Python. Imagem: Gerd Altmann / Pixabay]


 

DEPOIS, VOCÊ PODE LER TAMBÉM

» Matrizes em Portugol e C#

 

» Programando de forma simples usando o Visual Basic

 

» Fluent Notepad

 

 

A RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA E TIPOS DE ARQUIVOS

 

Sempre quando se quer programar, isso não é feito por acaso: deseja-se resolver um problema e para isso a programação vai ajudar. É preciso entender bem o problema a resolver, se for de ordem acadêmica, quais as variáveis e pressupostos, se for uma atividade rotineira, como é o resultado esperado... Quando não se sabe o que e como resolver, não se sabe o que programar.

 

Quando vamos usar dados, como tráfego, séries históricas (que em sites como FGV, IBGE, etc. são disponibilizadas em formatos de texto plano como .csv), precisamos conhecer o tipo de arquivo e a organização dos dados. É possível tanto fazer a leitura de arquivos, como programar e gerar novos arquivos de resposta nesses formatos.  

 

ONDE ESCREVER O CÓDIGO E TESTAR?

 

Um código pode ser escrito até no bloco de notas do Windows, mas há lugares melhores para fazer essa escrita. Qual opção adotar depende muito das opções de cada um.

 

Existem plataformas como a Spider, onde é possível ir editando o código e, nela mesma, ver a execução. Também é possível fazer a edição em um programa, como o Notepad ++, e rodar o código em outro, como o prompt do Anaconda.

 

Nos editores de código, há o recurso de destaque dos elementos do código (syntax highlighting), o que facilita ver cada coisa (palavras reservadas, imports, estruturas de repetição, comentários, links, etc.) porque elas assumem cores próprias e com um mesmo padrão. Ao escrever um trecho, os recursos desses editores buscam sugerir os nomes a escrever, facilitando o trabalho e reduzindo erros.

 

É importante ir fazendo o código, salvando e testando. Alguns erros de sintaxe são apresentados pelo programa que executa esse código, outros não, e fica mais difícil de ver qual o erro sem teste: podem ser até dois pontos que faltaram ao fim de uma linha.

 

DECLARAÇÕES DE VARIÁVEIS

 

Como dito antes, o Python não exige declarar tipos de variáveis, ou seja, não é preciso começar a falar na variável dizendo se é inteira, texto (string), decimal (float) ou qualquer outra classificação. O tipo da variável é automaticamente definido quando ela recebe um valor, e isso precisa ser relembrado com o passar do código. Há funções para atribuir o valor de uma variável para outra já convertendo o tipo (type casting).

 

ano = 2021 #integer

nome = “mestre blogueiro” #string

altura = 1.86 #float

 

ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO

 

Existem operações matemáticas nos códigos cujo número de repetições é conhecido ou não. Quando conhecemos, usamos para/faça, e quando não conhecemos, usamos a estrutura enquanto:

 

while ano < 2021:  #condição

    ano = ano + 15   ’’’com indentação,

  o código que deve ser repetido ’’’

 

(while = repete enquanto a condição não é atendida)

 

for i in range ( 10 ): #condição

  print( i )           #código a repetir

 

(para/faça: irá repetir até o limite colocado, que seria de zero a nove: um algarismo a menos do que o limite da função range)

 

CONDICIONAIS

 

Uma função pode ser executada se uma determinada condição for atendida. No Python, existe não apenas o “se”, mas o “senão” e a última opção, o “então”:

 

if ano < 2021: #condição 1 - se

  tempo = “passado”

elif ano < 2000: #condição 2 – senão (um ou mais)

  tempo = “século passado”

else:

     tempo = “presente” ’’’condição n – a última, se necessária (código funciona sem)’’’

 

print( tempo )

 

(a execução dessa função depende de qual valor a variável ano possuía até aquele ponto do código)

 

BANCOS DE DADOS COM PANDAS DATAFRAME OU SQL

 

É possível ler bancos de dados em arquivos do Excel, csv, txt e outros e convertê-los a formatos mais amigáveis para leitura e edição no Python. Existem alguns formatos de leitores e editores que podem ser:

 

Pandas dataframe: é um banco de dados aberto com o código, na forma de uma planilha que pode ser editada direto no Python. Fechando o leitor de código, fecha-se o pandas dataframe.

SQL: cria-se um arquivo separado onde os dados são armazenados e editados. Em sucessivas rodadas de teste do Python, é preciso considerar as edições depois de o banco de dados ter sido criado.

 

LINGUAGEM ORIENTADA A OBJETO

 

Na linguagem orientada a objeto, é possível fazer trechos de código e separar um programa em vários módulos, várias partes.

 

class NomeDaClasse:

   

    def __init__( self, variavel ):

 

       #código

 

Cada código salvo em formato .py recebe pelo menos uma classe, e existe um único arquivo de código que comanda os demais. No arquivo que comanda, as classes são chamadas pelo nome e pelas variáveis que precisam para funcionar (como funções) e no código da classe, a primeira variável declarada é “self”, o que é um segredo do Python. Todas as variáveis usadas em mais de uma classe do mesmo arquivo .py  recebem esse prefixo “self.”

 

INTERFACES EM UM PROGRAMA OU DADOS AUTOMÁTICOS?

 

Pode-se entrar com os dados por meio de arquivos diversos, ou criar interfaces como os programas que usamos, por meio da importação de módulos como o Tkinter. Os dados direto de um arquivo são vantajosos quando escolher não é importante, mas automatizar mesmo. Por outro lado, vamos supor que você precise escolher estado, categoria, nome, ano ou quaisquer outros dados para seu script rodar, criar uma interface gráfica com uma lista de escolha será ótimo.

 

AUTOMATIZAÇÕES DE DOWNLOADS OU MANIPULAÇÃO DE PROGRAMAS NO COMPUTADOR

 

É possível automatizar downloads em sites na internet usando o módulo requests, ou ainda programas que permitem comandar o browser (como o Chrome) e fazer sucessivas buscas em sites, preenchendo campos e coletando informações. As interfaces CON também permitem manipular programas como se o usuário estivesse mexendo, o que facilita funções que o Python não tem equivalente, mas que podem ser feitas com outro programa instalado no PC.

 

FALANDO EM COMEÇAR A PROGRAMAR

 

Ensinamos alguns passos básicos da sintaxe do Python, mas você pode estar querendo começar de forma ainda mais básica. Na sugestão de post da linha azul 👇🏻, relembramos alguns passos que vão te ajudar a programar, não importando a linguagem escolhida:

 

 

 

E AINDA MAIS PARA VOCÊ:

👉 Quer aprender a programar e não sabe como?

 

 

GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários