Mim não conjuga verbo

Língua Portuguesa


Falar que “mim não conjuga verbo”, exceto se você um índio ou estrangeiro, pode fazer sentido. Entretanto, é preciso saber exatamente qual a função desse pronome, a fim de que não se cometa o erro de não o usar quando for cabível. 

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/06/MimNaoConjugaVerbo.PronomesObliquos.LinguaPortuguesa.html
[“Crianças olhando para mim”. Imagem: Pragmatismo político]



Os pronomes me, mim, comigo (1ª pessoa), te, ti, contigo (2ª pessoa) e se, si, consigo, o, a, lhe (3ª pessoa), entre outros, são chamados de pronomes pessoais do caso oblíquo, servindo como “complemento” verbal, ou seja, como objetos direto ou indireto. Já os pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele(a), nós, vós, eles(as)) funcionam como substitutos do sujeito de uma oração. Nem os pronomes pessoais oblíquos devem ser usados como sujeito, nem os pronomes do caso reto como objetos.

A posição (antes e depois do verbo) pode variar tanto ao usarmos pronomes do caso reto ou oblíquo, sendo necessário conhecer a função de cada um. Vejamos alguns exemplos de uso correto:


Ele pediu para que ajudasse meus colegas.

A minha amiga deu este maravilhoso presente de aniversário para mim.

Foi extremamente difícil para ti conseguir uma vaga de emprego.

Encerro esta ata, que será assinada por mim e pelos demais presentes. ”


Note que o terceiro exemplo apresenta uma forma invertida. Estamos acostumados a pensar nos pronomes oblíquos ao fim da oração, o que nem sempre pode ocorrer. Mesmo nesta forma, o pronome oblíquo não funciona como sujeito, não havendo concordância verbal neste caso (o verbo da segunda oração permanece no infinitivo).


E ainda mais para você: A preposição é o que nos une



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários