Quais fatores influem na formação do solo?

Variedades

O solo, para a Geologia, é uma camada mais superficial da crosta, resultante da decomposição de rocha, possuindo fina capa com matéria orgânica e, à medida que aumenta a profundidade, possuindo maiores características que se assemelham à rocha-mãe. Vários fatores influenciam em sua formação, seja por intemperismo físico ou químico.

[Imagem: Mundo Verde]


A temperatura acelera reações químicas de decomposição da rocha, bem como aumenta a espessura de solo, sendo as regiões de clima quente próximas ao Equador, as de solo mais espesso, portanto. Um aumento de 10°C eleva a velocidade de reação de 2 a 3 vezes. Além disso, a pluviosidade aumenta, elevando também o intemperismo.

A água atua nos processos de alteração química - incluindo a Hidrólise, movimento de soluções e lixiviação do solo. A penetração de água na rocha vai depender do relevo do local, que possui influência também nos processos de erosão e sedimentação. Relevo com topografia suave facilita a penetração de água além das taxas de escoamento superficial. No Brasil, nas regiões ligeiramente aplainadas e bem drenadas, destacam-se os solos lateríticos.

Mas, além de todos estes fatores, um que é fundamental na formação e nas propriedades de um solo é a rocha-mãe, que irá intemperizar de forma mais ou menos rápida, para formar solo, de acordo com seu conteúdo mineralógico, que será herdado por ele. Rochas ricas em sílica produzem solos mais arenosos, enquanto rochas com bastantes minerais ferromagnesianos (biotita, piroxênios e olivinas) e feldspatos geram solos mais argilosos.

E, por último, pode-se considerar a ação de microrganismos e demais seres vivos. Vegetais com raízes profundas têm efeito significativo, assim como formigas, cupins e minhocas, que agem aumentando a porosidade do solo e, portanto, atuando no escoamento de água..


Você também pode gostar de: (Variedades) A relação entre Astrologia e Astronomia




Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários