Orkut finalmente foi engolido pelo Google +

Tecnologia 

Todos pensaram que o Orkut, que talvez tenha sido a primeira experiência de rede social de muitos, ou, talvez a porta de entrada para a tão famosa ‘Colheita feliz’, teve seu fim decretado com o avanço da popularidade da rede social Facebook, que não é a única, mas a com maior adesão nos dias atuais, em situação consolidada.

A Google, que até então possuía este posto, acabou mais tarde criando o Google +, que tem um princípio muito semelhante ao do concorrente, mas permite integração direta com os demais produtos da empresa, destacadamente o Blogger, onde há a possibilidade de divulgação direta de posts aos leitores. Recursos inicialmente indisponíveis, como comunidades, também foram surgindo e a nova rede social do Google ganha cada vez mais expressividade.

Google
[Imagem: EBC]



Usuários inconformados chegaram a criar petições e realizar movimentos virtuais com o intuito de convencer a gigante das pesquisas a deixar de lado a sua decisão de por fim à rede, a partir de setembro de 2014. Os esforços, até então, têm sido infrutíferos.

Pelo menos o fim do Orkut não veio sem aviso, ao contrário do e-mail da Microsoft, por exemplo, onde a interface gráfica foi trocada e a transição ocorreu ‘à força’. Veja abaixo o informe do fim da rede:

“Após dez anos de conversas e conexões sociais on-line, nós decidimos que é hora de começar a nos despedir do Orkut. Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo.

O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut e, por isso, decidimos concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.

O Orkut não estará mais disponível após o dia 30 de Setembro de 2014. Até lá vamos manter o Orkut no ar, sem grandes mudanças, para que você possa lidar com a transição. Você pode exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016).

Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de Setembro de 2014. Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google. Para mais detalhes, por favor, visite a Central de Ajuda.

Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles de vocês que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além.”


Você também pode gostar de: (Tecnologia & Softwares) Let's take a selfie!





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários