História
Com algumas histórias interessantes, é
possível explicar diferentes momentos da evolução pela qual passou e ainda
passa a humanidade, suas transformações e as causas destas. Como por exemplo, o
Socialismo teórico e o que realmente foi aplicado, que não se sustentou pela
falta de motivação para o desenvolvimento e aprimoramento das atividades
econômicas, o que não gerou riqueza, e o fato de que não existem países sem
alguma centralização de poder (em um governante ou em um conjunto destes). Também
se pode perceber o que acontece quando se prefere as soluções mais fáceis, como
se vê em alguns programas sociais. E, por fim, a competitividade não pode ser
algo estupidamente levado à risca, mas motiva e traz bons resultados para
muitos. Vejamos mais nesta história sobre um professor estadunidense e seu
método:
“Um professor de economia em uma
universidade americana disse que nunca havia reprovado um só aluno, até que
certa vez reprovou uma classe inteira.
Esta classe em particular havia insistido
que o socialismo realmente funcionava: com um governo assistencialista
intermediando a riqueza ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria
igualitário e justo.
O professor então disse:
- OK, vamos fazer um experimento socialista
nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas.
Todas as notas seriam concedidas com base
na média da classe, e portanto seriam 'justas'. Todos receberão as mesmas
notas, o que significa que em teoria ninguém será reprovado, assim como também ninguém
receberá um "A". Após calculada a média da primeira prova todos receberam
"B". Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que
não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.
Quando a segunda prova foi aplicada, os
preguiçosos estudaram ainda menos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer
forma. Já aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles
também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Como um resultado, a segunda
média das provas foi "D". Ninguém gostou.
Depois da terceira prova, a média geral
foi um "F". As notas não voltaram a patamares mais altos, mas as
desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer
parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por 'justiça' dos alunos
tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça
que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria
mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos
repetiram aquela disciplina... Para sua total surpresa.
O professor explicou:
- O experimento socialista falhou porque
quando a recompensa é grande o esforço pelo sucesso individual é grande. Mas
quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros para
dar aos que não batalharam por elas, então ninguém mais vai tentar ou querer
fazer seu melhor. Tão simples quanto isso. Você não pode levar o mais pobre à
prosperidade apenas tirando a prosperidade do mais rico. Para cada um recebendo
sem ter de trabalhar, há uma pessoa trabalhando sem receber. O governo não
consegue dar nada a ninguém sem que tenha tomado de outra pessoa. Ao contrário
do conhecimento, é impossível multiplicar a riqueza tentando dividi-la. Quando
metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra
metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não
vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao
começo do fim de uma nação.”
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