O que fez Lavoisier?

Biografias

[Em poucos instantes se cortou uma cabeça que não se encontra tão fácil por aí. Imagem: Os Maiores da Humanidade]


Antoine Laurent de Lavoisier é um cientista nascido em Paris em 26 de agosto de 1743. Desde pequeno ficou órfão, sendo criado pela avó e cursando Direito, sob orientação de sua tia, optando mais tarde por fazer estudos na área da Química, tendo notável apreço pela experimentação.
No ano de 1768, foi eleito membro da Academia de Artes e Ciências de Paris após ter apresentado alguns trabalhos como um atlas geográfico da França e um projeto para iluminação das ruas parisienses à noite. Três anos após, aos 28 anos, casou-se com a filha do ministro das finanças francesas, durante o governo monárquico de Luís XVI.
Foram vários os estudos sobre calor, água e gases, bem como a descoberta de que o diamante é um composto de carbono. Lavoisier também simplificou o processo de produção da pólvora.
A despeito da antiga ideia de que um fluido saía dos corpos após a queima, Antoine formulou o atual conceito de combustão, trazendo a suspeita corrente às claras do fato de haver um gás presente no ar que participe da combustão. Este gás foi chamado por ele de Oxigênio (cuja comprovação de existência se deve a Joseph Priestley) assim como outros elementos foram por ele nomeados.
Tornou-se famoso pela Lei de Conservação da Massa, usada pela Química e pela Mecânica dos Fluidos largamente. Para medições de massa, criou três tipos de balanças a fim de determinar com bastante precisão a quantidade de reagentes em cada experimento.
Aos 51 anos, no ano de 1794, Antoine Lavoisier foi morto pelo governo francês, na guilhotina.







Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários