Tudo de Novo

Biografia (Autorizada)


O grupo musical Roupa Nova é um dos maiores do gênero romântico no Brasil, sendo o grupo que mais emplacou músicas de novela em todos os tempos. Quem não conhece suas canções talvez não associe nome à pessoa, pois também foram interpretadas por diferentes artistas, como Rita Lee, Milton Nascimento, Rick & Renner e Beto Guedes, para citar alguns.

Em meio às biografias não autorizadas, foi lançada a biografia ‘Tudo de Novo’, escrita por Vanessa Oliveira, com 560 páginas, pela editora Best Seller.


[‘Tudo de novo’. Foto: JCOnline]




Segundo a autora, “Eles fazem parte da vida de todos os Brasileiros. Estão na memória afetiva do país.” Vanessa tinha plena noção da grandiosidade de seu projeto. Teve de convencer seis cabeças diferentes, os seis integrantes que iniciaram e seguem até hoje no grupo. Somente após um ano de trabalho é que a escritora conseguiu a primeira entrevista. E os cantores do Roupa nova passaram a apreciar a ideia, como forma de ouvir uns aos outros e reconstruir a própria história, que vai-se perdendo pelo tempo.

Com influência na Jovem Guarda e do Rock de Pink Floyd e Deep Purple, ainda não se chamando Roupa Nova, o grupo começou na década de 1970, todavia começou a despontar e assumiu o nome pelo qual conhecemos uma década depois, com os grandes sucessos ‘Linda’ (Linda, só você me fascina...), ‘A viagem’ (Há tanto tempo que eu deixei você/Fui chorando de saudade...), ‘Whisky a Go Go’ (Foi numa festa, gelo e cuba libre/E na vitrola Whisky a Go Go...), ‘Volta pra mim’ (Amanheci sozinho/Na cama um vazio...) e tantas outras.

Na época do despontar, e até hoje, ao contrário de grupos como Legião Urbana e Titãs, o Roupa Nova não possua apenas um elemento de destaque, um líder de grupo, mas seis integrantes em igual destaque. Esta característica é considerada de extrema importância para o seguimento após 43 anos de estrada por todos do grupo, que acreditam que quando há um líder, alguém que se destaca demais, o grupo se desmantela a surge um artista solo, o que muitas e muitas vezes aconteceu no cenário musical.

O próximo passo, assim como aconteceu com artistas de diferentes gêneros, como a dupla sertaneja Zezé di Camargo & Luciano (‘Dois Filhos de Francisco’), o grupo musical gaúcho (‘Os Monarcas – A lenda’), o Rei do Baião Gonzaguinha (‘Gonzaga, de pai para filho’) e tantos outros, o Roupa Nova terá um filme, que irá estrear em 2014. O baixista Nando está à frente do projeto, que intercala músicas com as etapas da trajetória da banda.

Se você gosta das músicas do grupo, ou deseja conhecer, veja mais no menu ‘Arte e música’, ou digite Roupa Nova em nossa caixa de pesquisa.


  


Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários