Como fazer uma 'Vaca-atolada'?

Receita


A vaca-atolada é uma receita muito fácil e que agrada a muitos paladares, usando dois ingredientes que formam um casal consagrado: a carne e a mandioca. Mas alguns amigos vêm agregar sabor e dar um toque especial à receita. Os ingredientes são:


- Pimenta dedo-de-moça;
- Sal e pimenta-do-reino (ou tempero pronto);
- 1 kg de costela de vaca, cortada em pedaços pequenos;
- 2 cebolas médias picadas;
- 2 folhas de louro;
- 2 colheres de sopa de óleo de soja;
- 2,5 litros de água quente;
- 3 colheres de sopa de aguardente;
- 4 dentes de alho amassados;
- 5 tomates sem semente picados;
- 6 colheres de sopa de cheiro-verde picado;
- 700 g de mandioca.

Descasque e corte a mandioca, em cubos. Cozinhe-a e reserve. Numa panela, preferencialmente de ferro, com óleo, frite a costela, cortada em pedaços pequenos, até dourar (o que leva cerca de 10 min). Junte as cebolas, os dentes-de-alho e refogue.

Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, ou o tempero que preferir. Coloque os tomates, o cheiro-verde picado, a aguardente, a pimenta dedo-de-moça picada (o quanto preferir), as folhas de louro e a água quente.

Deixe cozinhar por cinquenta minutos na panela de pressão (em pressão), em fogo médio. Pode ser necessário adicionar mais água durante o cozimento. Quando a costela estiver cozida, coloque a mandioca e deixe cozinhar por cerca de vinte e cinco minutinhos ou até ficar cremoso, onde se observa que as costelas realmente ficaram ‘atoladas’. Uma dica é não temperar a mandioca, mas observar se o sal está no ponto ao fim do preparo, e não deixar de usar bons temperos, que dão um sabor especial e não prejudicam a saúde. 

 





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários