A bicharada ficou bêbada

Sério mesmo?!

 

É do senso comum que cachaça é remédio para todos os problemas. Quem está com frio, bebe para esquentar. Quem está com calor, bebe para esfriar. Quem está de mal com a vida, bebe para esquecer e quem está de bem com a vida, bebe para ... comemorar! Em plena selva africana, os animais seguem este mesmo comportamento, veja:

 

[Vídeo: Wilson Vieira]
 

A amarula é um fruta amarela usada nos famosos licores bidestilados, com 17% de teor alcóolico, consumidos em todo o mundo. Serve de alimento para elefantes, rinocerontes, babuínos, macacos, zebras, porcos, porcos-espinho e muitos outros animais. Ela passa por fermentação alcóolica, após algum tempo em exposição ao sol, gerando um aroma adocicado no ar e acabando por promover a tonturinha nos bichos. Nem eles escapam da dor de cabeça do dia seguinte. Mas, afinal, o que é fermentação alcóolica?
A fermentação alcóolica é uma forma primitiva e pouco eficiente de obtenção de energia por alguns microrganismos, como algumas bactérias e leveduras, que quebram moléculas de glicose e produzem etanol e dióxido de carbono (gás carbônico) e obtém duas moléculas de trifosfato de adenosina (ATP), que é utilizado como acumulador de energia, e libera a energia ao ser quebrado e transformado em difosfato de adenosina (ADP). É por meio deste processo que ocorre a produção da cerveja, vinhos e outras bebidas, onde é útil a produção de etanol, e também a produção de pão, para a qual o gás carbônico gerado é bastante útil.
A fermentação ocorre em outros alimentos, como o leite (fermentação láctica), manteiga (gerando o ácido butírico, característico da manteiga rançosa), e muitos outros. No caso acima, os animais acabam, por consumir amarulas que já caíram a algum tempo do pé e passaram por fermentação, ingerindo resíduos alcóolicos e sofrendo os efeitos desse etanol gerado pelo processo. E você que pensava que a ressaca era exclusividade humana...
 


  

 

Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários