As redações de vestibulares compõem parte
importante na prova, possuindo grande valor. São um grande desafio para os
estudantes, não só pelo uso da norma culta da língua portuguesa, mas pelo
domínio que o jovem precisa ter em vários assuntos. Como não é conhecido
antecipadamente o tema da redação, os ‘prováveis’ temas são explorados em
cursinhos pré-vestibulares, escolas públicas e privadas na segunda e terceira
séries do ensino médio, o que é uma forma de preparar o aluno para a escrita.
Dentro deste trabalho de aprendizagem de
redação, também passa a formação de opinião crítica sobre os assuntos
abordados, pois a modalidade de texto dissertativo exige que o aluno apresente
diferentes pontos de vista ao longo do texto, porém, em sua conclusão, afirme
qual sua opinião; sendo esta a modalidade mais frequente nas provas. E é daí
que surgem os primeiros problemas, pois alguns jovens chegam à idade de prestar
vestibular em pleno desconhecimento de questões atuais ou mesmo problemas
crônicos da sociedade. Um passo importante é introduzir o jovem à prática da
leitura de livros, revistas, jornais, portais de notícias, etc. e promover
discussões entre jovens no ambiente de sala de aula. As diferenças de opinião
ficaram claras entre quem as tiver definidas, e quem desconhecer os assuntos
tratados poderá avaliar qual posição tomar (e SEMPRE tomar alguma decisão!).
Um dos temas já utilizados no vestibular
da Universidade Federal de Minas Gerais foi ‘A TV forma, informa ou deforma’.
A falta de articulação ao escrever e a incansável busca pelo número mínimo de
linhas fez com que, como acontece em muitas provas de vestibular, surgissem
divertidas pérolas sobre o assunto. Vejamos algumas delas:
"A TV possui um
grau elevadíssimo de informações que nos enriquece de uma maneira pobre,
pois se tornamos uns viciados deste veículo de comunicação".
"A TV no entanto
é um consumo que devemos consumir para nossa formação, informação e
deformação".
"A TV se estiver
ligada pode formar uma série de imagens, já desligada não..."
"A TV deforma
não só os sofás por motivo da pessoa ficar bastante tempo intertida como
também as vista"
"A televisão
passa para as pessoas que a vida é um conto de fábulas e com isso fabrica
muitas cabeças"
"Sempre ou quase
sempre a TV está mais perto denosco, fazendo com que o telespectador solte
o seu lado obscuro"
"A TV deforma a coluna,
os músculos e o organismo em geral"
"A televisão é
um meio de comunicação, audição e porque não dizer de locomoção"
"A TV é o oxigênio
que forma nossas ideias"
"...por isso é
que podemos dizer que esse meio de transporte é capaz de informar e
deformar os homens"
"A TV ezerce
poder, levando informações diárias e porque não dizer horárias"
" E nós estamos nos
diluindo a cada dia e não se pode dizer que a TV não tem nada a ver com
isso"
"A televisão
leva fatos a trilhares de pessoas"
"A TV acomoda
aos tele inspectadores"
"A informação
fornecida pela TV é pacífica de falhas"
"A
televisão pode ser definida como uma faca de trezgumes. Ela tanto pode
formar, como informar, como deformar"
A TV ‘forma’ [opiniões] porque,
dentro dos temas escolhidos para pauta em programas e a abordagem destes,
existem opiniões editoriais e interesses de cada meio de comunicação envolvido.
Além disso, a opinião pública vai a contraponto, pois, se algum setor da
sociedade entender que essa abordagem é inadequada, a TV pode passar a ‘formar’
outra opinião. Por conhecer o poder que a TV e os demais meios de comunicação possuem
nesta formação de opinião é que houve rígido controle (censura) durante o
período de Ditadura Militar.
A TV também ‘forma’ [gostos, estilos e tendências] sendo possível
perceber que desde roupas de artistas até bordões de novela são sucessos
instantâneos, sendo as emissoras grandes vitrines.
A TV ‘informa’ porque traz ao
público, no momento em que fatos relevantes ocorrem pelo mundo, informações
precisas, deixando o público a par do ocorrido e trazendo fatos adicionais de
esclarecimento. A TV como meio de informação, salvo as ‘formações’ de opinião,
ainda é um dos formatos mais importantes, tanto que, mesmo com o advento da web,
alguns dos maiores portais de notícias são pertencentes aos grupos de
comunicação proprietários de emissoras.
A TV ‘deforma’, por vezes, a visão
crítica do telespectador quando jornalísticos abordam saturadamente alguns
temas, como o tema violência, fazendo-o parecer banal, bem como as opiniões
vagas de âncoras que não possuem conhecimento para tratar do assunto.
Demonstrar apenas indignação e fazer um discurso de cinco minutos diante de um
crime de latrocínio, por exemplo, não basta. É preciso trazer ao público uma
informação que contribua para a resolução do problema naquela situação.
Logo, a TV realiza as três coisas ao mesmo
tempo, e cabia ao estudante observar qual dos três quesitos mais pesa no
conjunto da obra. Sem essa avaliação, que deve acontecer para qualquer tema, e
uma boa articulação de ideias (com conhecimento), fica difícil escrever uma boa dissertação.
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1 Comentários
Muito bom o texto. \Vai me ajudar bastante em uma atividade que preciso fazer! :)
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