Algumas informações que você precisa saber sobre o Chocolate

Alimentos 

Após a época de Páscoa, em que várias pessoas passam da medida no que se refere a comer chocolate em ovos ou, menos tradicionalmente, em barras, bombons normais e gigantes, bolachões gigantes e corações. Como tudo na vida, não adianta demonizar o chocolate a partir de agora, dizendo que não há benefícios em seu consumo, desde que este seja moderado.

Barra de chocolate
[Chocolate: o lado doce da vida. Foto: Office.com]

O chocolate, seja ele de que tipo for, é delicioso, e provoca sensação e prazer em quem o consome. Isto se deve ao fato de que o cacau - que deveria ser o principal ingrediente de alguns chocolates, mais presente no meio amargo – promover a liberação do hormônio serotonina, neurotransmissor responsável pelo prazer, e fenil-etil-amina, que funciona como um antidepressivo natural. Por possuir estas características, ele é extremamente indicado para as mulheres durante o período de Tensão Pré-menstrual, a famosa TPM.
O raciocínio e a concentração melhoram muito com o consumo de chocolate, pois este possui cafeína e tiramina, que atuam nesta melhora. Porém devem ser consumidos com moderação, por possuir grandes quantidades de gordura e açúcar. Uma porção de 25g fornece cerca de cento e quarenta quilocalorias (kcal). Os melhores chocolates são aqueles que contém mais cacau em relação aos outros ingredientes. Você pode conferir isto observando a ordem em que os ingredientes do chocolate são dispostos na lista - o primeiro ingrediente é o de maior uso na fabricação, o 2º é o de segundo maior uso, e assim sucessivamente – e ver se o cacau aparece em primeiro. O chocolate com mais cacau possui sabor mais intenso, saciando mais facilmente.
Estas substâncias estimulantes estão presentes em pequena concentração, o que faz com que não seja desculpa para um chocólatra o suposto vício de comer chocolate. Para os chocólatras e não chocólatras, o recomendado é consumir lentamente, deixando o chocolate derreter na boca. Além disso, se deve procurar consumi-lo como sobremesa, o que faz com que o açúcar una-se aos outros nutrientes ingeridos na refeição e não ocorram picos de insulina no sangue. Também é bom evitar comprar grandes quantidades de chocolate de uma vez só, para não cair na tentação de comê-lo desenfreadamente, apesar de que seja muito prazeroso.  


Veja também: (Ciência & Saúde) Por que comer frutas?




>> Gostou desta postagem? Compartilhe!

Postar um comentário

0 Comentários