Algumas palavrinhas e expressões da Língua Portuguesa (IX)


Resiliência – Capacidade de manutenção dos serviços ecossistêmicos por um dado Ecossistema, sob certas condições, assim como ocorre com as funções do organismo humano, com a Homeostase.

 Consumidores Verdes – Consumidores que levam em conta os processos industriais e o que as empresas fabricantes de determinado produto ou prestadoras de serviço fazem para mitigar os impactos de produção. São considerados o propulsor das mudanças no âmbito industrial, por pressionar o setor a praticar mudanças no processo produtivo.

Deletério – Algo que é nocivo à saúde, destrói. Também designa indivíduo corruptor.

Coalizão – Acordo realizado entre setores e/ou indivíduos da sociedade visando um objetivo comum. Este termo ficou popularmente conhecido pelo povo brasileiro durante o noticiário político, por ser associado frequentemente aos acordos de partidos, mediante conveniência de interesses.

Tecnologia poupadora – Para os especialistas em Meio Ambiente e Questão Ambiental, seria o nome mais adequado para as Tecnologias Verdes, censurado pelo comportamento politicamente correto, pois estas tecnologias visam mais a otimização de recursos do que puramente a redução de impactos.

Tatu-bola – Animal presente em diversas regiões do país, ameaçado de extinção, que foi usado como inspiração para a criação da mascote da Copa do Mundo FIFA TM 2014. Certamente, é a mascote mais sugestiva de todas as copas.

Et Al. (Et Alli) – Usado em trabalhos acadêmicos, livros, entre outras publicações, quando uma obra citada nesta publicação possui mais do que um autor, usa-se a forma escritor1 et. al.

Gadanho – Denominação dada à garra das aves de rapina. Por assim ser, também designa sinônimo de ancinho ou rastelo, ferramenta usada na remoção de folhas e resíduos na poda de jardins.

Quimo – Nome dado ao alimento que digerimos durante a sua passagem pelo estômago.

Microssaia – Saia com tamanho extremamente curto, inferior ao da Minissaia, ficando cerca de trinta centímetros acima dos joelhos.

Bom Samaritano – Pessoa de bom coração, esta expressão designa, inspirada em uma parábola contida em um trecho bíblico (Lucas 10:25-37).

Selos-verdes: Certificações ambientais dadas a empresas, após a adequação à normas e padrões predeterminados de uso racional de matérias-primas, recursos energéticos e destinação de resíduos.

Petardo – Chute violento em uma partida de Futebol, ou ainda, bomba que explode provocando intenso barulho.

Efígie – Provavelmente você já tenha visto uma efígie ao comprar um docinho no bar da esquina, lá na moedinha que você usou. Este termo denomina qualquer representação do rosto de uma pessoa em retrato, pintura, foto ou escultura. Sempre foi comum a apresentação de efígies de grandes monarcas históricos. No Brasil, temos a efígie de Tiradentes na moeda de cinco centavos, na moeda de vinte e cinco, a efígie de Marechal Deodoro da Fonseca. Na de cinquenta centavos, a imagem do Barão do Rio Branco; a efígie de Dom Pedro I está na moeda de dez centavos. 

(Veja mais palavras e expressões diferentes, curiosas e interessantes, em Vocabulário.) 

Veja também: (Tecnologia e Softwares) Princípios Básicos do Excel (I)

Postar um comentário

0 Comentários