Algumas palavrinhas e expressões da língua portuguesa. (VIII)


Fulgor – Ponto de fulgor caracteriza os combustíveis, sendo a menor temperatura em que os vapores produzidos por um combustível misturam-se com o oxigênio atmosférico e, por meio de uma centelha, inflamam por um instante. Cessada a centelha, também cessa a chama.

Telúrico – Adjetivo que indica característica referente a Terra ou ao elemento químico telúrio.

Colosso – Adjetivamos de colosso aos grandes monumentos, construções, pessoas poderosas ou grandes em estatura. Os colossos sempre se destacam em alguma coisa.

Brazuca – Apelido carinhoso dado aos brasileiros e brasileiras, que foi eleito para nomear a bola que será usada na Copa do Mundo de 2014.

Inércia – Segundo a Física, é a resistência imposta por um corpo para que seja modificado o seu estado de repouso ou de movimento uniforme. Esta resistência pode ser quantificada pelo Momento de Inércia.

Pendular – Designa tipo especial de migração em que um indivíduo reside em uma cidade  e trabalha em outra cidade vizinha.

Conurbação – Conjunto de cidades que são geograficamente próximas, em que há extensas faixas de zonas urbanas que são unidas, apesar dos limites geográficos. As migrações pendulares geralmente ocorrem nestas zonas.

Flerte – Namoro breve e superficial, que ocorre durante festas ou encontros casuais, também chamado de paquera.

Exegese – Pequena explicação ou interpretação sobre obra literária ou artística. Quem a pratica é chamado de Exegeta.

Uropígio – Nas aves, pequena projeção de pele na porção anterior das aves, onde ficam fixas as penas da cauda.

Ignição – Chamamos ponto de ignição a menor temperatura em que o vapor de um combustível entre em combustão com o oxigênio atmosférico, por exemplo, sem a necessidade de uma chama externa.

Entrevista – Procedimento em que um indivíduo é indagado por outro ou outros, a fim de se obter determinada informação de sua vida, carreira ou trabalho. Assim como pode ocorrer como forma de entretenimento, muito usada na programação televisiva, também é feita para a seleção de candidatos a uma vaga de emprego.

Decupar – Dividir o roteiro de gravações de um filme em procedimentos a serem executados linearmente, com as informações necessárias à execução.

Tracajá – Tartaruga que pode chegar a cinquenta centímetros ou mais de comprimento. Seu habitat é a água doce, em rios amazônicos com águas calmas. Vive em média por noventa anos, sendo classificada como onívora, variando de uma alimentação composta mais por animais quando jovens até predominantemente herbívora. É muito apreciada pela população ribeirinha e, apesar da caça em período de desova, que não seria correta, o animal não sofre risco de extinção. □ 

Veja também: (História) Independência Política Brasileira

Postar um comentário

0 Comentários