Logotipos são pequenas imagens que
representam uma empresa, um site ou blog, uma instituição, etc. De preferência,
deve manter um padrão (ou melhor, ser igual), em todas as representações, para
que seja associado facilmente àquilo que representa. Alguns são simples letras
estilizadas, outros possuem significados e contextos históricos. Mostraremos
neste post o significado (ou os prováveis significados) de vários logotipos
conhecidos no Brasil e no Mundo, começando pelo nosso.
O logotipo do Blog do Mestre, além de
representar um M estilizado, indica ao mesmo tempo conversão de ideias, em um
tom amarelado indicando luz. Também possui o significado da abertura aos novos
conhecimentos que emanam como luz de uma ‘cabeça’, demonstrando todos os fins
para os quais este blog fora concebido.
A maçã da atual empresa mais valiosa do
mundo lembra Isaac Newton; a mordida, o senso de descoberta, mas também o
desejo de experimentar na figura da fruta do Paraíso. A mordida teria a função
de evitar que o usuário pensasse que tal símbolo era uma cereja.
O Bic
Boy foi criado no ano de 1961 objetivando popularizar o uso das canetas entre
as crianças, com a substituição da cabeça do boneco por uma ponta esferográfica
semelhante a das canetas.
O símbolo do banco HSBC mostra a letra
inicial H nos triângulos brancos e os triângulos laterais demonstram desejo
constante de expansão.
Trata-se de um televisor global
transmitindo um globo. Após dois facelifts, o logo indicava uma tela no formato
4:3 que era usual nos televisores. No terceiro facelift, em 2008, adotou-se um
formato widescreen no logo, buscando mostrar modernidade sem abandonar o estilo
consagrado.
Abril é o mês da primavera italiana, país
de origem do fundador da editora. Assim, nesta época, a árvore só poderia estar
verde.
A Unilever é um grande conjunto
empresarial de capital inglês e neerlandês que congrega inúmeras marcas de
nosso dia-a-dia. Antes da febre pela apresentação de logos de grandes holdings,
já aparecia nos comerciais de Hellmann’s, Kibon, Knorr, Lux, Pomarola, Ades,
OMO, Seda, Maizena, Axe, Rexona, entre outras, o U no canto superior direito
que congrega diversas imagens como uma folha, coração, bolhas, etc. indicando a
enorme gama de famosos produtos que a empresa produz. Outras empresas que
fizeram o mesmo foram a BRF (mais discretamente) e a Procter & Gamble (P
& G).
A
chama presente no logo do Santander indica força, estabilidade e liderança.
Antes da adoção dos letreiros digitais nas
agências do Banco do Brasil, era mais fácil pensar nesta logomarca como uma
forma abstrata. As animações adotadas nos monitores dos BB’s pelo Brasil
fizeram deixar claro que são dois bês entrelaçados.
Há pessoas que nunca tenham enxergado um C
entre as cores da bandeira da França, pensando ser apenas uma setinha simpática.
Esta logo já foi tema de comunidades no Orkut em que pessoas demonstravam a sua
indignação quando descobriram o real significado.
Conhecendo o significado da sigla,
Universo On-line, fica fácil perceber que se trata de um Universo com várias
órbitas de corpos celestes que se cruzam.
Segundo o criador do Coelhinho da Playboy,
Hugh Hefner, o animalzinho traz claras conotações sexuais.
Em francês, Nestlé significa ninhozinho, o
que justifica o desenho. Delicadeza e carinho latentes neste símbolo.
Alterado na última versão do Sistema
Operacional, deixou de se assemelhar a uma bandeira e passou a ser uma janela.
Mas isso não é uma reafirmação de identidade não, é apenas o Metro UI
modificando estilos.
Indica apenas as iniciais de Hewlett
Packard, nome que dificilmente ficaria marcado na memória dos usuários de
computadores.
A logo de uma das maiores marcas de refrigerantes,
após toda a evolução das identidades visuais e o acréscimo de melhorias como
sombras e brilhos, fez o procedimento inverso na sua atual marca. Assim como o
Windows, não agradou muito, descontada a má impressão inicial que o novo pode
causar. Entretanto, a única coisa que não ficou destoando no conjunto da obra
foi a simplicidade e o sorriso.
Para todos estes modelos, quando há trocas
de estilos visuais dos logotipos, há estudos de aceitação por parte do público
(pelo menos entre as empresas sensatas). A identidade visual é um recurso
importante que faz com que o público diferencie mais facilmente um produto dos
demais e crie confiança neste. Cada troca brusca de identidade pode fazer com
que o efeito esperado seja o oposto, mesmo que seja necessária a renovação e a
modernização. Não é exagero dizer que um logotipo é a identidade da empresa.
Em breve mostraremos mais logotipos com
significados ou curiosidades. □
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