Onze tipos de aluno



Enunciados pelo renomado psicólogo Içami Tiba, há onze tipos distintos de alunos. Todavia, isto não impede (e realmente ocorre) de que haja alunos que sejam misturas destes tipos, conforme a situação, quais sejam:

Aprovado no vestibular 

Esponja: é o aluno que absorve tudo. Anota tudo o que o professor fala e estuda tudo o que pode, o que não indica que tudo aprenda.

Peneira: faz uma seleção de tudo aquilo que é exposto em aula. Faz anotações, mas só daquilo que interessa, ou seja, aquilo que cai na prova.

Sintonia-Fina: Atento... a qualquer tema que destoe da aula, para não ficar de fora, por estar desmotivado ou passar por problemas pessoais.

Sorteado: Evolução do Salteado por fazer suas apostas baseado em seu conhecimento em relação à metodologia do professor. Aperfeiçoando-se constantemente, obtêm notas razoáveis a boas.

Ausente de Corpo Presente: Não incomoda aos outros, mas demonstra desinteresse. Não realiza as atividades propostas em aula nem presta atenção nas explicações.

Funil: Semelhante ao aluno ‘Esponja’, anota tudo e deixa para decidir em casa a relevância daquilo que estudou em aula, com mais tempo e ambiente mais favorável.

Salteado: futuro apostador da Mega Sena, fecha os olhos, mentaliza, fala com o seu inconsciente e estuda determinada parte do conteúdo que acredita ser a que irá cair na prova, sem fazer o julgamento crítico do 'Peneira’. Estuda um capítulo, algum trecho, uns parágrafos, o que der... E seja o que Deus quiser.

Última-Horista: Como o próprio nome nos informa, deixa tudo para os instantes finais e, se possível, define nos minutos de acréscimo. Faz trabalhos próximo ao prazo de entrega e estuda um dia antes para a prova. Adora correr riscos.

Autodidata: Acredita não depender dos métodos tradicionais para estudar. Não faz tarefas, não presta atenção em aula, nem se empenha diante de bons resultados. Na véspera da prova, pega o livro e estuda, ‘apesar do professor’.

Chupim: é como o passarinho preto que bota seus ovos para o tico-tico chocar e criar. Não presta atenção nas aulas e explicações, não anota nada nem tem os livros. Usa de sua influência para obter boas notas à custa do trabalho dos outros, geralmente assinando o nome em trabalhos feitos pelos outros. Interessa-se apenas na nota.

Abelha: é o aluno que trabalha, faça chuva ou faça sol. Sempre tem o seu mel e precisa estar atento para que os ursinhos não roubem o seu mel. Sofre investidas constantes dos alunos do tipo ‘chupim’. Ceder ou não varia de acordo com a situação e as circunstâncias. 

O tipo dentre os mencionados que define um aluno é aquele que mais se destaca dentre todos, sendo mais frequente. Já se identificou?     □   

Veja também: (História) McDonaldização

Postar um comentário

0 Comentários