Windows 8 Consumer Preview


Como já vem sendo anunciado há algum tempo, foi lançada a versão beta do sistema operacional presente na maioria dos computadores pessoais. O conjunto visual e os programas do sistema adaptaram-se à nova realidade dos computadores, reunindo tendências e mudando o modo como interagimos com o computador.
Os monitores touchscreen já fazem parte do hardware dos novos PC’s, todavia o Windows 7 não possui uma interface amigável a esses monitores. Para isso, foram adotados botões maiores, em substituição aos ícones usuais. Pode-se usar a interface antiga, se desejar. Até mesmo o logo do Windows recebeu alteração. Não se pode dizer que seja tão bonito quanto o atual, pois é bem simples, feito para se parecer com uma janela e não com uma bandeira. Veja:

O menu Iniciar, seguindo a ideia que foi implantada no menu arquivo do pacote Office, passou a ser apresentado em tela cheia, podendo-se ter acesso pela lateral direita do monitor. Da mesma forma, desenvolvedores criaram programas para emular as versões antigas. O ícone, que já faz parte do canto inferior esquerdo irá sumir, algo inimaginável em uma nova versão do sistema operacional.
Ao abri-lo, vemos os programas disponíveis e janelas de execução dos programas abertos.


Alguns sites divulgaram uma possível versão da nova interface do menu, que não se confirmou:


A interface Metro é dinâmica, agradável, inspira interatividade. O sistema operacional já vinha caminhando para visualizações mais dinâmicas como podemos perceber nas miniaturas de execução de programas no Windows 7 e na própria interface Metro usada nos celulares com Windows Phone.


O Microsoft Internet Explorer também foi atualizado com foco nas páginas mais acessadas com interação às atualizações das redes sociais. A simplicidade nos botões de favoritos, página anterior, página seguinte, página inicial, etc. segue na versão sucessora do IE9, porém, em dimensões maiores e na parte inferior da tela, diferentemente do que ocorre até agora, onde as barras de ferramentas encontram-se na parte superior  Manteve-se a atualização real do Hotmail.


Foi lançada, em modelo semelhante à loja de Aplicativos do sistema Android, a Windows Store, da qual se pode ter acesso direto da página Iniciar. Outras novidades estão presentes no sistema e divulgadas na página Windows Brasil.



Veja também: (Mensagens e poesias) A estrela verde

Postar um comentário

0 Comentários