Educar é humanizar

Educação

Educação é tudo
[Imagem: Freepik]




Pai Nosso, como disse Jesus, o maior dos Mestres, que estais em nosso mundo da educação onde educandos e educadores precisam encontrar a razão de serem homens e mulheres à vossa semelhança. 
Santificado seja o diálogo que vós estabeleceis com os homens, a serviço do Bem, da Verdade, da Justiça e do Amor. 
Venha a nós a vossa sensibilidade diante dos desafios que impedem a realização de um projeto capaz de eliminar o analfabetismo em todas as suas dimensões, de norte a sul do país. 
Seja feita a vossa vontade, em toda proposta de educação libertadora, em que educandos e educadores caminham juntos como sujeitos e irmãos, como pessoas humanas, na busca de sua realização.  
O pão nosso do saber e sabor que a comunidade educativa produz, dai-nos a disposição para reparti-lo com generosidade.
Perdoai as nossas indisposições, desesperanças, omissões e todas as atitudes de egoísmo que nos impedem de estar a serviço de uma prática educativa construtora daquela sociedade humana, justa e verdadeira.
Não nos deixeis cair na tentação do desânimo, da perda de tempo, da rotina, da vida sem sentido, da alienação, da repressão, da estagnação e da falta de compromisso para com o essencial na educação.
Mas livrai-nos do individualismo e da divisão que matam a esperança, a criatividade, o sentido humano que toda proposta educativa deve trazer, para que Deus seja experiência de comunidade em cada um de nós. 
M. Jovem
Observação: Este texto trata-se de um Pastiche, modalidade de escrita na qual se adapta um texto pré-existente trazendo uma nova ideia geral ao texto. Na definição do míni Aurélio Eletrônico: 
pas.ti.che
[Fr. pastiche.]
Substantivo masculino.
1. Obra literária ou artística plagiada de outra

 Porém não confunda com Paródia, pois esta inclui crítica a algo no texto adaptado, o que não acontece no texto acima, que mostra as diferentes expectativas de um educador, bem como os problemas com os quais este se depara no exercício de sua profissão.
É dado o devido respeito ao texto original.





>> Gostou desta postagem? Compartilhe!

Postar um comentário

0 Comentários