Trimble SketchUp!

Tecnologia


     O Trimble SketchUp! é um programa gratuito que vem atender a usuários domésticos com uma interface simples bem como sua utilização. Pode-se criar visualizações tridimensionais de casas, carros, móveis, etc. bem como acrescentar modelos prontos a estas visualizações em um espaço virtual chamado Armazém 3D. Não é possível realizar renderização de projetos 3D criados no SketchUp!, sendo necessários plug-ins para renderização em outros programas como o Kerkythea. Também há uma versão paga, mas a versão gratuita já permite o acesso a várias ferramentas de desenho sendo muito intuitivo para o usuário. Entre elas:



-Desenhar arestas, empurrar e puxar faces, orbitar.

A ferramenta orbitar permite a visão de outros ângulos bem como é de grande utilidade ao longo da criação de projetos.



-Ferramenta selecionar.

Permite escolher faces, objetos e arestas que se deseja mover, modificar, extrudar,etc.


Dimensões;

As dimensões das faces/arestas criadas podem ser escolhidas baseadas em um modelo real, sendo apresentadas na barra inferior.


Pintura e materiais

As faces podem ser pintadas com uma ampla variedade de cores (algumas com nome) ou texturas, advindas do programa ou extraídas de uma imagem do computador (Arquivo/Importar/Todos os tipos de imagens compatíveis/ Local do Arquivo/ Usar como textura/ Abrir)





Inserir componente, Redimensionar.

Podem ser inseridos modelos prontos ao projeto, facilitando o trabalho. Porém eles podem ficar fora do tamanho desejado o que é facilmente resolvido com a ferramenta redimensionamento. Aparecem “nós” no componente - como em outros programas usuais como o Office – para a aplicação desta ferramenta.
Há outras ferramentas disponíveis neste programa e tutoriais disponibilizados pelo Google para ajudar aos usuários do SketchUp.

Veja mais nos seguintes endereços eletrônicos:

sketchup.google.com/3dwarehouse/?hl=pt-BR&ct=lc

sketchup.google.com

Atualmente, o programa faz parte do portfólio da Trimble, tanto que passou a se chamar Trimble Sketchup!. Porém, a interface e os recursos seguem semelhantes, excetuando-se o layout do ícone e do Armazém 3D, que sofreu modificações desde a aquisição da marca do Google.
 


 

>> Gostou desta postagem? Compartilhe!

Postar um comentário

0 Comentários