Como se define a resolução de uma câmera de satélite?

Tecnologia

Nas câmeras comuns, celulares, monitores e TV's, costumamos usar apenas um tipo de dado como resolução, que é o número de pixels de largura e altura de imagem, que já propicia uma noção de definição da imagem. Quão maior esta definição, mais nítida será a imagem.
Porém, em se tratando de imagens de câmeras de satélites (sensores remotos), existem quatro tipos diferentes de resoluções, que variam de acordo com a câmera e com a órbita do sistema sensor.

[Imagem: Sereno]


A mais próxima da que falamos até agora é a resolução espacial, que se refere a área abrangida por um pixel. Aumentando esta área, reduz-se esta resolução. Por exemplo, imagens de bandas do satélite Landsat7 possuem pixel equivalente a 30m de lado no terreno, o que é uma baixa resolução espacial, enquanto que imagens do satélite Ikonos, de alta resolução espacial, possuem pixel que recobre uma área quadrada de 0,5m de lado.

A tomada de imagens aéreas não ocorre a toda hora, instantaneamente. Sendo assim, surge um intervalo entre tomadas, cujo nome atribuído a este é de resolução temporal. Utiliza-se este parâmetro para definir a evolução no uso do solo de uma dada área, com programas de computador que processam mais de uma imagem.

Para a formação de imagens aéreas, são captadas outras 'imagens' com base na reflectância a dado intervalo de comprimentos de onda. Quão maior a quantidade de intervalos distinguíveis, maior é a resolução espectral, considerando o espectro visível e o infravermelho.

E, dentro de cada uma destas bandas, há uma variabilidade em níveis-de-cinza de acordo com a variação de reflectâncias. Esta variabilidade pode ser maior ou menor, dependendo do número de bits por pixel, e é caracterizada resolução radiométrica. Há imagens de 8 bits (256 níveis) até 11, 12 bits, por exemplo.


Você também pode gostar de: (Tecnologia) O delay da TV Digital realmente existe




Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários