Como cuidar de seus calçados em couro?

Utilidades

#FicaADica

Objetos em couro, no geral, são apreciados pela boa durabilidade, acabamento diferenciado, flexibilidade e conforto. Entre eles estão os calçados em couro, que incluem os sapatênis, mocassins, tênis com fecho lateral, sapatilhas, etc. Mas, para poder desfrutar de tamanha durabilidade e manter sempre novos, é preciso ter alguns cuidados no uso e manuseio.

botas, coturnos, sapatos, sapatênis

[Calçados em couro são bonitos e de excelente qualidade e variedade. Imagem: O Blog do Mestre]





1 – A água deve entrar em contato com o couro com moderação! Quaisquer calçados em couro devem ser limpos apenas com um pano úmido, evitando-se lavá-los (ou seja, evitando que sujem). Mesmo manualmente, a água em excesso e a exposição ao sol provocam um enrijecimento do couro, fazendo com que, ao usar o calçado novamente, seja necessário 'reamaciá-lo', o que gera quebras e/ou rachaduras.

2 – Nunca utilize máquinas de lavar ou secar para seus calçados: máquinas podem agredir a superfície do couro, deixando-o esfiapado, além de, é claro, submeter o couro à água em abundância. O aquecimento elevado também causa danos.

3 – Após o uso, deixe seu calçado em couro ao ar livre: este hábito ajuda a permitir com que os calçados (principalmente sapatilhas e mocassins) sequem do suor dos pés (vale lembrar que, conforme diz a propaganda, os pés suam 4 vezes mais que as axilas), evitando odores, mofo (em casos de calçados pouco usados), etc.

4 – Seque seus calçados em couro somente à sombra: para evitar dilatações e contrações, também tendo o cuidado de fazê-lo em local ventilado. É bom saber a hora do dia para fazer isso em sua casa, pois regiões litorâneas, por exemplo, são mais e  ensolaradas, com maior umidade do ar e maior incidência de chuvas, o que requer ainda mais cuidado. Além disso, nestas regiões, pela alta umidade do ar, é preciso de mais tempo para secagem.

E mais uma dica, famosa, na hora da compra:

5 – Não compre calçados em couro muito folgados: a água, mesmo aplicada apenas com pano úmido, provoca a dilatação do couro (o popular 'lacear'). Porém, um calçado bem cuidado não irá lacear muito, logo não deve ser comprado muito apertado. Deve-se considerar também que os pés dilatam em dias muito quentes.

Vistas e aplicadas estas dicas, por muito tempo, você terá confortáveis e sempre novos calçados em couro. E pé na estrada.

Você também pode gostar de: (#FicaADica) Como organizar melhor seu tempo?





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários