Soluções para problemas e cuidados com objetos de inox.

Variedades


#FicaADica


Objetos com aço inox são uma excelente opção tanto para utensílios domésticos, como também em eletrodomésticos, onde a linha branca já não está mais tão branca assim, com refrigeradores, fornos de micro-ondas, fogões, fornos elétricos, coifas e outros eletros em opções em aço inox ou coloridas além das tradicionais. Mas ter algo em aço inox exige alguns cuidados especiais na remoção de certos produtos sobre a superfície do metal e também para promover a sua durabilidade, com a adequada conservação. Veja algumas dicas sobre o assunto:

Necessitam de cuidado
[Aço inox: bonito e fácil de conservar. Foto: brasteel]


1 – Na remoção de manchas de ferrugem: podem ocorrer estas manchas quando algum fragmento de aço comum ficou preso ao aço inox, com uma auréola no entorno. Utilizando um pequeno algodão ou uma haste flexível de plástico (daquelas de higienizar os ouvidos), embebe-se o algodão de ácido nítrico a 10% (manuseando com luvas, não se deve ter contato) e faz-se várias aplicações no local, mantendo-o umedecido ininterruptamente entre 20 e 30 minutos. Se necessário, pode-se repetir o procedimento.

Se a mancha for mais extensa, é preciso esfregar – às vezes vigorosamente -, usando uma solução com água, ácido nítrico a 10% e saponáceo em pó aplicado com uma bucha de polimento (não esqueça de usar luvas!). Em ambos os casos, após a aplicação, deve-se fazer um tratamento com solução de amônia para o enxague. Essa solução também pode ser de bicarbonato de sódio.

2 – Evite polidores e saponáceos. Eles devem ser usados apenas no caso de remoção de manchas difíceis, como no caso da dica 1, pois podem prejudicar a superfície do aço inox.

3 – Produtos que podem ser usados na limpeza no aço inox. Os produtos que podem ser usados sem medo de ser feliz são a água com sabão ou detergente neutro. Também podem ser usados os removedores à base de amônia, diluídos em concentração adequada em água morna, aplicados com uma esponja de náilon ou um pano macio. Se usar uma escova de cerdas macias, busque não esfregar muito.

O ácido nítrico HNO3, é o ÚNICO ácido que deve ser usado para limpeza de aço inox quando o resto não resolver. É importante salientar que se deve usar luvas e óculos de proteção (sempre) na sua aplicação e não deixar que entre em contato com outros metais como o alumínio e o cobre.

4 – Quanto à secagem: Após a limpeza, é muito importante secar objetos ou eletros de aço inox para evitar o aparecimento de manchas. Geralmente, após a secagem, não serão observadas manchas, a não ser que seja necessário usar alguma técnica de limpeza mais pesada.

5 – Produtos que não podem ser usados: os demais ácidos, produtos químicos para piscina e removedores de tinta não devem ser usados para limpar aço inox. Água sanitária e alvejantes podem até ser usados, mas em diluição adequada em água morna.

6 – Na remoção de gorduras e óleos: Usando um pano macio ou toalha de papel, se deve remover a camada mais grossa. Para a limpeza fina, o objeto deve ser mergulhado em uma solução com composto de amônia ou detergente neutro.

7 – Evite marcas de dedo, mas se ocorrer... busque em farmácias de manipulação álcool isopropílico, o qual deve ser usado para umedecer toalha de papel ou um pano macio a ser usado na remoção. Éter, benzina e outros solventes orgânicos podem ser usados também.

Após secar e limpar a superfície, aplique um polidor doméstico à base de cera ou vaselina líquida.

8 – Para remover etiquetas e rótulos: Busque, apenas com as mãos (não use objetos pontiagudos para raspar a superfície), retirar o máximo que conseguir do adesivo, deixando, de preferência, apenas a película de cola. Mergulhe o objeto em água morna e esfregue usando pano macio. Se o problema persistir, use o mesmo procedimento da remoção de marcas de dedo.

9 – No uso de alimentos: A única recomendação importante é de que não se mantenha contato prolongado com alimentos contendo altas concentrações de sal, como o charque ou carne-de-sol.

10 – Não aqueça demais: Peças de aço inox não devem ser demasiadamente aquecidas, principalmente se estiverem molhadas. Alguns limpadores como esponjas de lã de aço, se tiverem ferrugem, mancham o aço nestas condições. 





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários