Falando no bom velhinho...

Então é natal...


Já é tradicional associar o Papai Noel como um dos símbolos do Natal, sendo associado à tradição da troca de presentes. A tradição dos presentes vêm de muito antes, quando os três reis magos presentearam Jesus com ouro, incenso e mirra. Mas, a história conta que, no ano 280, havia nascido o bispo Nicolau, que viria a ser um homem de bom coração que, compadecido da situação difícil de algumas pessoas, deixava saquinhos com moedinhas nas proximidades das chaminés das casas de pessoas pobres.

[O bom velhinho tem origem em Santo Nicolau. Imagem: Canisianas]




Com a atribuição de milagres, o bispo Nicolau passou a ser considerado santo e, na Alemanha, iniciou sua associação ao Natal, sendo lá chamado de Kriss Kringle. Primeiramente, a roupa era de coloração marrom escuro mas, por meio de campanhas publicitárias (inclusive sendo atribuída à Coca Cola a cor vermelha), mudou a cor da roupa do bom velhinho para a atual.

Nos Estados Unidos e no Canadá, Santo Nicolau foi chamado de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel, em Portugal de Pai Natal, na França de Pere Noel, na Suécia de Jultomtem, no Reino dos Países Baixos de Kerstman, e tantos outros nomes ao redor do mundo.

Não é estranho que Papai Noel seja um bom velhinho, pois o tempo faz com que a sabedoria, a tolerância, o enxergar o outro... sejam mais apurados, sejam características que se tornem mais nítidas em um ser humano bom. E para colher bondade, se deve ser bom, por isso, somente as crianças que bem se comportarem devem receber presentes do bom velhinho. E as que não se comportam bem? Um sinal de confiança pode ser motivação para que elas sejam melhores no ano seguinte!

O Papai Noel não foi uma figura criada para substituir o sentido original da data, com o brilho e a mágica do nascimento de Jesus Cristo, mas veio reforçar o sentido de solidariedade, de confraternização, de olhar ao outro, tanto que todas as tradições têm uma mesma origem: a luz que pairou sobre a Terra apontando sobre aquele pequeno mas glorioso estábulo.
 


  


Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários