Organizando suas coisas em casa e no trabalho.

watch_later 5 de novembro de 2013
comment Comentar
Variedades


#FicaADica


Ser uma pessoa organizada consiste em querer ter tudo arrumadinho, em seus respectivos lugares, que nunca mudam. Certo? Errado e bem errado. Pense que algumas coisas em sua casa ou trabalho são de uso mais recorrente e outras não. Que algumas coisas são usadas apenas em ocasiões especiais. E, principalmente, que o tempo passa e a vida evolui: suas necessidades mudam e os seus objetos precisam se adequar a isso.

Estes são os princípios para uma boa organização. Também não se pode esquecer para quem se destina, se é a própria pessoa ou outra, neste último, a tarefa é bem mais difícil. Abaixo, veja algumas dicas importantes para você organizar suas coisas com eficiência.

http://mestreeseublog.blogspot.com.br/2013/11/organizandosuascoisas.ficaadica.html#.Unkgq5BTvIU
[Corte a desorganização em suas coisas pelo meio. Foto: Marco Carvalho. Charge de Zé Dassilva]


1 - Faça você mesmo: durante a organização de pertences, às vezes, ocorre uma reavaliação do que será mantido em casa ou no trabalho, e aquilo que terá outros destinos: doação, reciclagem, etc. Esta avaliação deve ser feita pela própria pessoa, que é a ÚNICA que sabe do que precisa ou não. Não adianta vir com aquela história de que precisamos deixar coisas novas em nossa vida e deixar que as velhas partam porque isso varia de pessoa para pessoa.

2 - Separe suas coisas de forma setorial. Pela máxima 'tudo o que você precisa em um só lugar' você deve se guiar. Um estojo é um bom exemplo, pois agrega todos os objetos destinados a pintura, escrita, tarefas escolares,etc. Esta é uma questão de produtividade, pois facilita a realização de tarefas. Utensílios como caixas, pastas, entre outros, ajudam nesta tarefa.

3 - Veja o que você usa mais. Não basta querer tudo bonitinho e deixar coisas de uso recorrente em locais de acesso mais difícil, pois ocorrerá bagunça  por falta de planejamento. Como a vida evolui [...], aquela organização pode estar vencida. Daí vem a próxima dica.

4 - Reorganize suas coisas com alguma rotina: Não tenha medo de refazer sua organização de pertences uma vez a cada seis meses ou quando achar necessário. Como as necessidades de espaço e de objetos a serem usados mudam, não adiante manter uma arrumação antiga apenas para não ter o trabalho de refazê-la. Isso também ajuda no conhecimento da localização de objetos que não são tão rotineiramente usados, coisa que não ocorre com quem mantém sempre a mesma disposição.

5 - Pense antes de comprar algo ou trazer algo para casa: Para evitar objetos que você não sabe como irá guardar ou que quase não irá usar, simplesmente pense antes de trazê-los, para não ter problema na hora de dar destinação a eles.

6 – Esqueça que existem portas e gavetas: algumas pessoas acreditam que portas e gavetas escondem bagunça, e deixam mesmo os objetos que mais usam guardados para não ficarem ‘bagunçados’. Faça como se elas não existissem, e mantenha organizadas suas coisas mesmo dentro de armários. Caso usar algo com muita frequência, prefira manter coisas fora de armários e gavetas. Uma boa opção são prateleiras vendidas em lojas de materiais de construção e/ou de componentes para móveis, onde são adquiridas as partes para confecção de acordo com o espaço e as necessidades.

7 – Mantenha um alinhamento: não se trata de querer tudo perfeitamente encaixado, mas buscar alinhar um pouco os pertences, de forma que estes acabam ocupando um espaço menor. Os espaços vazios entre objetos também geram sensação de organização (no sentido usual).





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!
  • chevron_left
  • chevron_right

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELOS ÍCONES CIRCULARES) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

sentiment_satisfied Emojis do Google (texto para inserir)