As piriguetes vieram para ficar


Destacadamente decididas e autoconfiantes, as piriguetes vieram para ficar, e estão presentes em todo o território nacional. Ao envelhecer, segundo os baianos, as piriguetes viram pirigosas (pirig – piriguete/ osa – idosa). Este termo tem origem no Estado da Bahia, sendo segundo alguns, derivado de perigo. No início, vários outros apelidos foram considerados sinônimos de piriguete, mas atualmente esta palavra designa um modelo específico de ser e agir, um estilo de vida.
No que se refere ao vestuário, as roupas são, como definiu a atriz Chandelly Braz, embaladas à vácuo. Sempre muito justas, curtas, coloridas, brilhantes e decotadas, estas roupas acompanham brincos grandes, bocas pintadas em tons marcantes, delineador sem moderação e salto alto (maior que 10 cm, de preferência). Como item opcional, um piercing grande e brilhante no umbigo. Este look mais do que afirma qual o objetivo destas mulheres.
A personalidade de uma piriguete é marcada pela autoconfiança. Indispensável para qualquer conquista (isto vale para qualquer pessoa) é preciso mostrar ao outro que se sabe o quer, sem indefinições, medos ou dramas. A liberdade representada por ela é outro fator de sedução, pois, nem todas as pessoas associam seus sentimentos aos apetites sensuais e, pela isenção de compromisso, tudo são flores e a sua companhia pode ser extremamente agradável ao parceiro. De quem não se convive todos os dias não há maiores expectativas, afinal. E para manter algo mais sério com uma piriguete, o sujeito precisa ser muito criativo, pois ela se entedia facilmente e necessita incessantemente de mais emoções e prazeres, e não estão preocupadas com as normas de comportamento vigentes na sociedade, assim, encerram logo um relacionamento em que não estejam satisfeitas.
Uma modalidade de piriguete, enunciada por Alexandre Materna, é aquela que busca se autopromover através de seus atributos piriguetescos. O famoso funk Piriguete fez muito sucesso e foi um dos difusores do termo pelo país, saindo do solo baiano. Alexandre o usou após muito ouvi-lo por amigos que retornaram de suas férias da Bahia. Segundo entrevista dele à Revista TPM, Piriguete é uma mistura de maria-chuteira, maria-gasolina, uma junção de todas essas marias.
Na balada ou na rua, as piriguetes andam ou se mexem ao dançar de maneira sensual, buscando chamar a atenção. O tom de voz em suas conversas é alto e gritos são bem-vindos, como forma de destacá-las na multidão.
Nas telenovelas da TV Globo, há varias piriguetes como personagens, como Suellen, de Avenida Brasil (foto) e Brunessa, de Cheias de Charme, o que mostra o apelo popular destas personagens. No Programa do Ratinho, do SBT, estão correndo concursos para a escolha das maiores piriguetes. Nos principais dicionários virtuais, o termo piriguete já faz parte do rol de vocábulos disponíveis. Cantores dos mais diferentes estilos musicais já as citaram. O pastiche ‘Vida de Piriguete’ já teve muitos acessos e, há muitos outros exemplos que provam que as piriguetes já estão na boca do povo. E fazem parte dele. □ 

Veja também: (Mensagens e poesias) Mãe:

Postar um comentário

0 Comentários