Mandala


A Mandala é um símbolo universal que simboliza a unidade, a totalidade do consciente e inconsciente. A etimologia da palavra é do sânscrito, significando ‘círculo’. A integração harmônica e transformação são pontos essenciais em uma Mandala.


ARTEIRA.COM

A simbologia do círculo no desenho de uma Mandala é o Cosmo na sua totalidade e, em algumas mandalas, como a que mostramos abaixo, possuem o quadrado simbolizando a Terra ou Mundo construído pelo homem. Palácios, templos, construções históricas, entre outras, já foram descritas em Mandala. A própria delimitação de espaço dentro do Cosmo simboliza a limitação e pequenez humana diante do Universo, com estas representações em pequenas dimensões dentro do contexto.
A planta superior da Catedral de Brasilía é um exemplo de modelo arquitetônico baseado na estrutura de uma Mandala.


mandalamystica.com.br

São formas que representam a harmonia do Cosmo e a Energia Divina e durante milhares de anos foram usadas em rituais, como veículo para concentrar a mente e chegar a níveis mais avançados de consciência. A prática de meditação com Mandala possui o Oriente como sua origem.

Várias pessoas que meditam com a Mandala relataram uma abertura para a criatividade e o desenvolvimento pessoal e de espírito. Com significado místico, representa as diversas sensações na busca do autoconhecimento, sendo um espelho da alma, o equilíbrio em contraste com uma explosão de cores. Construir uma também envolve as mesmas habilidades.



Portal Figueira da Foz
 

Veja também: (Literatura) Aqui é o meu lugar

Postar um comentário

0 Comentários