Moinhos e Ilusões

Literatura


O livro Moinhos e Ilusões foi escrito pelo jornalista e relações públicas Glaucir Ferreira Borges lançado pela Lorigraf Gráfica e Editora LTDA em 2009. A capa do livro é de Angélica Paim de Souza e o projeto gráfico é Raquel Cristina Machado. Esse é o primeiro livro de Glaucir.

Reprodução
[Capa do livro Moinhos e Ilusões de Glaucir Ferreira Borges Imagem: Reprodução]

» Livro

O livro é composto por quarenta e um textos em forma de contos, crônicas e poesias. São simples e bem escritos, que surgiram em momentos de inquietação do autor. Seu conhecimento de leitura e produção textual aliado a essa inquietação vieram colocar nesses textos a inspiração que seria exposta através de gestos.

Glaucir criou um universo particular chamado Cariava. O nome Cariava é mistura das sílabas do nome de sua cidade natal Vacaria, um anaglifo. Outra fonte de inspiração do autor são as letras das músicas da banda gaúcha Nenhum de Nós. Nesse mundo de faz de conta de Glaucir podemos um conhecer um lado poético do autor.

A maioria dos jornalistas escritores usa as técnicas do jornalismo literário para descrever os fatos da realidade usando elementos da literatura. No livro de Glaucir, há a essência da poesia misturada com as técnicas de escrita do jornalismo.

Quem gosta de ver as coisas com um lado poético com certeza vai gostar do livro. Destaco na parte em que o autor fala sobre as musas, a poesia “A VIDA EM UM SEGUNDO”, que é a minha favorita, pois assim como o autor do livro, eu também tenho as minhas.


A VIDA EM UM SEGUNDO



“Quero me esconder no teu sorriso.
No teu sorriso eu enxergo o mundo como ele deveria ser.
No teu sorriso eu me sinto bem.
No teu sorriso eu não sinto medo.
No teu sorriso eu não sinto culpa.
No teu sorriso eu fico doente.
No teu sorriso eu não sinto dor.
No teu sorriso eu me sinto seguro.
No teu sorriso eu me sinto confiante.
No teu sorriso eu me sinto completo, pleno.
No teu sorriso eu vejo a vida brotar e pulsar.
No teu sorriso não existe morte.
No teu sorriso eu vivo para sempre.
O teu sorriso me faz tão bem.
Quero me esconder no teu sorriso.”


Isso é um pouco do que você conferir quando ler Moinhos e Ilusões e viajar nesse mundo de mistérios e fantasias de Glaucir Ferreira Borges.
.

ESTE É UM ARTIGO ESCRITO POR MATEUS ROSA, jornalista formado pela UNIFACVEST de Lages/SC. Originalmente, este texto pertencia ao blog Mundo em Pauta, que atualmente faz parte do Blog do Mestre. Mateus Rosa ainda é autor do Repórter Riograndense, site que trata da cultura gaúcha envolvendo curiosidades, tradicionalismo e a agenda local.


👉 E ainda mais para você: A era do escândalo




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários