Valor e preço

Variedades


Dentro do vocabulário econômico/financeiro, valor e preço são duas coisas que podem ser muito próximas ou ter algum distanciamento, dependendo de um conjunto de fatores que envolvem a condição financeira de quem negocia um bem e as próprias Leis que regem o mercado. Para começar, é preciso saber que um bem é algo que pode ser descrito em termos de um montante de dinheiro, compondo um patrimônio pessoal ou empresarial, podendo ser tangível (fisicamente existente, como a sede de uma empresa ou até a nossa própria residência) ou intangível (não concreto, mas não menos importante, como uma marca, por exemplo).

Tudo a preço de banana
[Imagem: Cygnus Cosméticos]


A descrição de quanto equivale esse bem que se possua em termos monetários é chamada de valor. Porém, nem sempre é pelo valor de um bem que ele é negociado, e então vem o conceito de preço, que é o valor de negociação, aquele que é efetivamente pago no ato da compra.

O preço pode diferir negativamente do valor se quem deseja vender o bem está em má situação financeira, precisando de liquidez imediata. Neste caso, receber menos em uma venda não significa um mau negócio se comparado aos juros cobrados em uma dívida bancária.

Por outro lado, o preço pode variar positivamente se o comprador possui interesse grande pelo bem a ser adquirido. Esse fator de aumento pode ser advindo única e simplesmente da condição geográfica (um terreno com vista para o mar, por exemplo) ou de uma condição específica de interesse (uma empresa desejar adquirir um terreno lindeiro para ampliar sua área de vendas).

Quando não há estas condições especiais, o preço tende a ser o valor de mercado (valor do bem, considerando que espontaneamente haveria negociação por dado montante). O Valor de mercado em si deve ser determinado por metodologias de avaliações de bens, definidas pela Norma NBR 14653, por profissional em nível superior habilitado para tal função.

E ainda mais para você: O que são preços CIF ou FOB?




GOSTOU DESTA POSTAGEM? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Postar um comentário

0 Comentários