É preciso ter limites

Quais limites?

Quando falamos esta frase, temos uma infinidade de significados. Talvez até o mais recorrente seja na educação dos filhos (ou como conter sua falta de educação). Mas, os limites, além do significado que os matemáticos lhes atribuem, existem em quaisquer coisas em que imaginemos. Afirmamos que o universo é infinito talvez porque não possamos mensurar seus limites.
|LIMITES|



Outra coisa importante é não confundir noção de limite com falta de ambição e desejo, pois eles movem o ser humano e fazem com que ele cresça, desde que aquilo que ele sonha não seja algo vazio ou completamente inalcançável. É preciso ter coragem, garra, vontade de viver. Entretanto, o desejo da ascensão financeira, por exemplo, não deve passar por cima das pessoas e de nossos valores.

Um exemplo bem simples dessa forte ambição é uma estória com o famoso personagem dos quadrinhos, o Tio Patinhas. Ao conhecer um peixe que realizava desejos, primeiramente pediu para ser o pato mais rico do mundo. Após, desejou ser imperador, e seguiram os pedidos. Até que, certo ponto, o peixe destituiu do Patinhas todos os seus desejos, afinal este nunca estava satisfeito.

Saber reconhecer a existência de limites também é importante no desenvolvimento do respeito pelo outro, pois a liberdade de pensamento, de agir, de se manifestar também não é ilimitada. E, sem querer, podemos estar afetando a vida de outras pessoas em prol de nossa satisfação.

Conhecer nossos limites e os limites das outras coisas e/ou pessoas é uma forma de amadurecimento, de proximidade com o mundo. Conseguir lidar com isso, indo além ou recuando quando necessário é uma grande demonstração de sabedoria. Aquele que sabe até onde pode chegar é quem sempre chega mais longe.

Você também pode gostar de: (Cultura e Comportamento) Estou apaixonado pela minha melhor amiga.





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários