Você sabe o que são Mastigóforos? Quais doenças causam?

Ciência & Saúde

Os mastigóforos são protozoários do filo Mastigophora ou Flagellata, significando o prefixo mastigo ou flagelo chicote, ou seja, são os "portadores de chicote". Os flagelos servem para locomoção e também como instrumento para a captura de alimentos. As principais doenças causadas por mastigóforos são: doença de Chagas, úlcera de bauru, calazar, giardíase, doença do sono e tricomoníase. Vejamos a seguir algumas carácterísticas destas doenças..

[Inseto barbeiro, vetor de transmissão da Doença de Chagas. Imagem: culturamix]


A giardíase é provocada pela Giardia lamblia, que é transmitida por meio de alimentos e água contaminados. Provoca infecções no intestino delgado que levam a grandes consequências, como a desidratação.

A doença de Chagas foi chamada desta forma em homenagem a Carlos Chagas (1879 a 1934), cientista brasileiro descobridor do ciclo da doença em 1909. É provocada pelo Trypanosoma cruzi, que possui como vetores de transmissão os insetos conhecidos popularmente como bichos-de-parede, barbeiros, chupanças ou procotós. Mas não são eles os principais armazenantes: macacos, gambás e tatus possuem o protista, são picados pelo procotó, ou mesmo uma passoa já infectada.
O barbeiro pica pessoas ao se alimentar de sangue, à noite, e solta suas fezes com os mastigóforos. Ao coçar, a pessoa traz estas fezes para dentro do orifício da picada e se autocontamina. Na pele, o protozoário se reproduz, espalhando-se para os demais órgãos via sangue, provocando lesões até insuficiência cardíaca. Porém, a pessoa infectada pode nem chegar aapresentar sintomas e estar com a doença.
Para conter a doença, é preciso a erradicação do barbeiro, que adora se alojar nas casas de pau-a-pique, que preferivelmente devem ser substituídas pelas de alvenaria. Nas doações de sangue, é rígido o controle para que não ocorra transmissão por transfusão. O mesmo ocorre no caso de gravidez.

A tricomoníase é causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, que provoca eliminação de líquido branco a amarelado na mulher infectada, por inflamação na uretra e na vagina. No homem pode não ocorrer sintomas, em geral, mas, como o homem nunca está sozinho, o casal deve tomar medicamentos indicados por médico para a doença.

A úlcera de Bauru ou Leishmaniose tegumentar americana é causada pela Leishmania brasiliensis, cujo vetor de transmissão é o birigui, corcundinha ou mosquito-palha, cuja fêmea pica seres humanos e transmite a doença por sua saliva. Esta saliva, cheia de protistas, serve de meio de cultura, onde estes se reproduzem e causam lesões que, mais tarde, surgirão no nariz, na faringe e na mucosa da boca. Se o tratamento for rápido, as lesões são reversíveis. Como prevenção, há venenos para o mosquito transmissor, ou, mais eficazmente, deve-se construir casas a 100m da mata, pois os biriguis têm voo curto, usando telas nas janelas.

A doença do sono é provocada pelo Trypanosoma brucei, e transmitida pela picada da mosca tsé-tsé. Sua ocorrência até então é restrita ao continente africano, sendo caracterizada, trivialmente, por um sono contínuo e fraqueza a ponto de levar à morte.

A calazar (do hindu doença mortal) ou Leishmaniose visceral, é transmitida pelas fêmeas de algumas espécies de mosquitos do gênero Lutzomyia, que contaminam vertebrados com os protozoários Leishmania donovani e Leishmania chagasi. O infectado apresenta febre, aumento do baço e anemia, podendo, sem tratamento, ir à óbito..


Você também pode gostar de: (Ciência & Saúde) O que os enlatados realmente têm a ver com o botulismo?





Þ Gostou desta postagem? Usando estes botões, compartilhe com seus amigos!

Postar um comentário

0 Comentários