Você é racional no uso da água?

Ciência e Saúde
 

O teste abaixo foi criado para uma campanha de conscientização do uso racional da água, feita pela Companhia Riograndense de Saneamento, empresa estatal gaúcha que atua em diversas cidades com o abastecimento de água. Faça o teste e conte seus pontos no final. Anote quais foram as suas respostas:
 

[Cada gota de água tem um valor inestimável à vida. Foto: VIVAviver]

 

1 – Você lava o carro com:

a)      [  ] Uma mangueira;
b)     [  ] Um balde.

2 – Você limpa a calçada com:

a)      [  ] Uma vassoura;
b)     [  ] Uma mangueira.

3 – Você rega as plantas:

a)      [  ] Com um balde ou regador, de manhãzinha ou à noite;
b)     [  ] Com uma mangueira, sempre que elas parecem meio murchas.

4 – Quando escova os dentes ou faz a barba:

a)      [  ] Você deixa a água escorrendo o tempo todo;
b)     [  ] Você fecha a torneira enquanto passa o creme de barbear ou escova os dentes.

5 – Lavando a roupa:

a)      [  ] Você deixa a roupa suja acumular e lava tudo de uma vez;
b)     [  ] Você lava aos poucos, sempre que percebe que uma peça está suja.

6 – Para lavar os pratos:

a)      [  ] Você abre bem a torneira para limpar os restos de comida, depois fecha meia volta enquanto ensaboa e enxágua os pratos;
b)     [  ] Você tira os restos de comida com uma escova, deixa a torneira fechada enquanto ensaboa os pratos e só abre de novo na hora de enxaguar.

7 – Usando a privada:

a)      [  ] Você nunca usa o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro;
b)     [  ] Você joga toda a sujeira que pode na privada, inclusive papéis e pontas de cigarro.

8 – Na hora do banho:

a)      [  ] Você orienta as crianças a seguirem seu exemplo e tomarem banho o mais rapidamente possível;
b)     [  ] Você deixa as crianças brincarem bastante no chuveiro durante o banho.

9 – Quando há um pequeno vazamento na sua casa:

a)      [  ] Você espera a coisa arrebentar de vez para chamar o encanador;
b)     [  ] Você chama logo o encanador.

10 – Quando vê um vazamento na rua:

a)      [  ] Você não faz nada porque acha que não tem nada a ver com isso;
b)     [  ] Você avisa a empresa de abastecimento de água da sua cidade o quanto antes.

 

Agora, a contagem de pontos: 

1 – Usando uma mangueira, você pode gastar até quinhentos e sessenta litros de água em apenas meia hora. Usando um balde, o consumo cai para 40L. marque 1 ponto se respondeu b.

2 – Quem usa o esguicho para varrer a calçada desperdiça quase 280 litros de água em quinze minutos. Para quem usa uma vassoura, 1 ponto para a letra a.

3 – Quem rega com a mangueira desperdiça cerca de cento e noventa litros em 10 minutos. Use um balde um regador, e sempre de manhãzinha ou à noite, o que é melhor para as plantas e reduz a perda de água por evaporação. Ponto para quem escolheu a.

4 – Deixar a água escorrendo significa um desperdício de 80L de água em menos de cinco minutos, num apartamento, e de 24L, numa residência. Quem fecha a torneira ao escovar os dentes ou passar o creme de barbear poupa 10L de água a cada vez que fecha a torneira enquanto faz estas atividades. Ponto  se você respondeu b.

5 – Uma lavadora de cinco quilos gasta 135L de água por operação. Um tanque com a torneira meio aberta pode gastar até 117L em 15 minutos ou cerca de 280L em uma casa ou em um apartamento, respectivamente. O melhor é deixar a roupa suja acumular e lavar tudo de uma vez Para quem usa o tanque, vale ressaltar que fechar a torneira enquanto se ensaboa a roupa e só abrir novamente para enxaguar é uma boa alternativa de consumo racional. Parabéns para quem respondeu a, pois poupa trabalho, água, sabão e energia também!

6 – Adotando a prática descrita em a, se gasta 117L de água em menos de 15min de lavagem de louça em casa e cerca de 243L em um apartamento. Ponto para b.

7 – Uma válvula de descarga gasta cerca de 10L de água a cada 6s de acionamento e, em caso de defeito, até 30L. Há descargas econômicas de 6L e outras inovações, mas a regra é a mesma: nunca utilize a privada como lixeira ou cinzeiro (local de descarte de resíduos sólidos, enfim) e, sempre que desconfiar de defeito na válvula, busque o conserto o mais breve possível. Mais um ponto se você respondeu a.

8 – Quão maior a vazão de água, maior o consumo. 15 minutos de ducha consomem 243L de água em um apartamento ou 135L em uma casa. Chuveiros são mais econômicos, mas não se deve abusar do tempo. Procure desligar o chuveiro enquanto se ensaboa. Ponto para a.

 9 – Gota a gota, uma torneira desperdiça 1380L/ mês e um furinho de 2 mm de diâmetro no encanamento, 3200L/ dia. Com certeza sai mais barato chamar o encanador, e mais um ponto para b.

10 – Para quem acha que não tem nada a ver com isso, pense se você não tivesse acesso à água ou se esse acesso fosse bastante restrito? Parabéns e ponto para b.
 

Se você marcou 9 ou 10 pontos, parabéns. Você está usando a água de forma racional, economizando dinheiro sem deixar de satisfazer todas as suas necessidades de água. Se você ficou de 6 a 8 pontos, busque melhorar um pouquinho mais, relendo as dicas e mudando seus hábitos para ser um usuário racional de água. Para pontuações melhores, a recomendação é de também ler as recomendações e ver que é mais econômico e vantajoso para você e para a sociedade usar a água de maneira consciente. Mudar hábitos exige esforço, mas é muito mais fácil se a causa é nobre.
 


 

 
>> Gostou desta postagem? Compartilhe!

Postar um comentário

0 Comentários