Aminas

Química Orgânica 

As aminas são funções orgânicas em que há nitrogênio ligado a um, dois ou três elementos de carbono de radicais orgânicos, de onde vêm as seguintes classificações:

1º) Amina primária:



2º) Amina secundária:



3º) Amina terciária:



A obtenção de uma amina baseia-se na reação da amônia (NH3), em que os hidrogênios são substituídos por radicais orgânicos. Quanto às propriedades químicas, assumem características análogas às bases. Quanto à aplicação, são usadas na degradação de proteínas ou como anestésicos.
Segundo as regras da IUPAC, diferentemente de outras funções orgânicas como os nitrocompostos, não se usa a nomenclatura semelhante ao hidrocarboneto análogo. Usa-se para nomear uma amina o nome do(s) grupo(s) substituinte(s) (em ordem alfabética) mais o nome amina, como em [1]: metilamina, [2]: dimetilamina e [3]: etildimetilamina:

[1]



[2]



[3]


Vejamos alguns exemplos práticos de aminas:

[4] 1,5-pentanodiamina: conhecida também como cadaverina, é liberada pelos corpos em putrefação:





[5] 3-metilindol: amina conhecida também como escatol, está presente em excrementos:

 [6] Morfina: sedativo, é um tipo de alcaloide (que é um tipo de composto complexo presente na constituição de plantas que contêm grupos amina). Seu nome, segundo as regras IUPAC, é 7,8-didehidro-4,5-epoxi-17-metilmorfinan-3,6-diol:



[7] Nicotina: outro tipo de alcaloide, usado na composição de cigarros, cujo nome IUPAC é (S)-3-(1-metil-2-pirrolidinil)piridina:



Veja também: (Química) Ésteres

  

>> Gostou desta postagem? Compartilhe!

Postar um comentário

0 Comentários