Fenóis

Química Orgânica 

Fenóis são os compostos que apresentam o grupo hidroxila ou oxidrila (-OH) ligado diretamente a um átomo de carbono do anel aromático. O grupo funcional é C-OH, onde o C é um elemento de carbono pertencente a um anel aromático. Apresentam a fórmula geral Ar-OH, onde Ar é o radical do anel aromático.
Quanto às propriedades físicas, apresentam pontos de fusão e ebulição mais altos que o benzeno, devido à formação de pontes de Hidrogênio. Apresentam-se no estado sólido à temperatura ambiente e são pouco solúveis em água. Já em relação às propriedades químicas, possuem caráter ácido e formam pontes de Hidrogênio como força intermolecular.
A principal fonte de obtenção de fenóis é a destilação da hulha (carvão mineral com determinada percentagem de carbono fixo), sendo usados como solvente, principalmente nas indústrias química, farmacêutica e de antissépticos.
Na nomenclatura oficial, o grupo (-OH) é denominado hidróxi e vem seguido do nome do hidrocarboneto, seguindo as regras da IUPAC. Também pode ser denominado segundo as regras de nomenclatura para álcoois.
Vejamos alguns exemplos:

- Hidróxibenzeno: é o fenol mais simples, conhecido também como fenol, fenol comum ou ácido fênico;


- orto-cresol (orto-metilfenol ou orto-metilhidróxibenzeno);



- meta-cresol (meta-metilfenol ou meta-metilhidróxibenzeno);



- para-cresol (para-metilfenol ou para-metilhidróxibenzeno.



  

Veja também: (Química) Corrosão e Oxidação.

Postar um comentário

0 Comentários