Características da Raiva


A Raiva ou Hidrofobia é uma doença infecciosa que acomete os mamíferos, inclusive o homem. Sua disseminação está controlada, apesar de que ainda ocorram casos, portanto não foi erradicada esta doença. É mortal para o homem e para os demais animais.
A transmissão se dá por vetores (animais infectados que transportam determinada doença), pois é decorrente de um vírus (Glugea lyssae, assim denominado por Levaditi e seus colaboradores). Pela migração de animais silvestres, ou no aparecimento de sintomas em animais domésticos; faz-se necessário o controle pelos órgãos de saúde ou pelos proprietários dos animais, através de vacinação. Cães e gatos, principalmente por serem os mais populares nas residências brasileiras, devem ser vacinados todos os anos. A salivação excessiva é um sintoma característico, facilmente percebido em um animal hidrofóbico.
Ocorrida a infecção, o sistema nervoso do animal é atacado. Quando uma pessoa for mordida por qualquer animal deve procurar um posto de saúde para que receba soro ou vacina antirrábica, além de outros medicamentos. Os sintomas da Raiva ou Hidrofobia nos seres humanos são: agitação e furor, dispneia (dificuldade de respirar), vômitos, febres, paralisias e salivações constantes, assim como ocorre com os demais animais. Por ser possível haver um período relativamente longo de incubação, em torno dos seis meses, ressalta-se a importância das medidas preventivas.
Morcegos hematófagos (Alimentam-se de sangue. É importante fazer esta distinção, pois alguns se alimentam de pólen, frutas, etc.) também podem estar contaminados pela Hidrofobia, também sendo importante estar atento diante da presença destes animais. Antes de sacrificá-los, observe de qual tipo de alimentação o morcego se enquadra para não exterminar um animal benéfico à natureza.   

Veja também: (Química) Entropia

Postar um comentário

0 Comentários