O que é literatura?

         Segundo o Míni Aurélio, a palavra literatura tem o significado a seguir: 

       li.te.ra.tu.ra
[Lat. litteratura.x5]
Substantivo feminino.
1. Arte de compor trabalhos artísticos em prosa ou verso.
2. O conjunto de trabalhos literários dum país ou duma época.

 Todavia, o conceito de literatura é mais amplo e, por isso, o Blog do mestre o aprofundará neste post. A concepção de literatura modificou-se ao longo dos anos assim como o próprio conceito de arte. Literatura é uma criação humana, onde há recriação da realidade baseada nas estruturas estilísticas do tempo em que se escreve e o modo particular do autor ver o mundo.

[Imagem: Libros y Revistas]


O instrumento de arte usado pela literatura é a palavra, conforme nos diz Carlos Drummond de Andrade em um de seus poemas:

       “Penetra surdamente no reino das palavras
lá estão os poemas que esperam ser escritos”

Para Aristóteles:
       “A arte literária é a mimese*; é a arte que imita pela palavra”
Mimese - imitação
 
Para Oswald de Andrade: 

       “Literatura é arte que utiliza a palavra como matéria prima das suas criações.”

As funções desta forma de arte são funcionar como instrumento de conhecimento – literatura informativa, como a carta de Pero Vaz de Caminha – instrumento de autoconhecimento humano – livros como biografias, autoajuda, romance, prosa, crônica, etc. – instrumento de formação  e desenvolvimento intelectual – sendo o livro fonte de informação e cultura, contribui para o crescimento do indivíduo – entre outras funções.
Na linguagem literária, como em qualquer outra forma de arte, o objeto usado na manifestação assume outras formas e significados; a palavra  torna-se plurissignificativa, através do uso de figuras de linguagem. Esta característica, porém, não é exclusiva da literatura. O uso de gírias, por exemplo, caracteriza a plurissignificação vocabular fora do uso literário.  



Veja também: (Variedades) Long Live

Postar um comentário

0 Comentários