A função química Base

Química Inorgânica


As bases são compostos da Química Inorgânica que se caracterizam pela presença do ânion hidroxila/oxidrila (OH)- unido a um metal (geralmente). Sua propriedade organoléptica mais acentuada é o sabor adstringente, ou seja, algo similar ao comer caqui ou banana verde, há uma sensação de prender a língua, diminuir a salivação. Por mais que essa característica seja comum, nem todas as bases podem fazer parte de nossa alimentação.

http://www.oblogdomestre.com.br/2018/02/Bases.Quimica.html
[“Hidróxido de sódio”. Imagem: Mercado Livre]



Outra característica marcante das bases está na dissociação de um radical R e o ânion hidroxila quando a mesma se encontra em presença de água (que é uma molécula polar). Quando ácidos inorgânicos e bases reagem, formam-se sais e moléculas de água. Um exemplo é a reação entre ácido clorídrico (HCl) e hidróxido de sódio (NaOH):

HCl + NaOH → NaCl + H2O

Algumas bases presentes em nosso dia-a-dia são:

Ca(OH)2 ou hidróxido de cálcio é o único produto solúvel em água nas reações que convertem água e cimento em concreto endurecido, formando, dentre outros compostos, o chamado CSH. Nos cimentos pozolânicos, parte desse hidróxido de cálcio é usado para formar CSH também, aumentando a resistência mecânica e problemas como a carbonatação.

KOH e NaOH, conhecidas como potassa e soda cáusticas (hidróxido de potássio e hidróxido de sódio, respectivamente), são bases fortes, utilizadas popularmente nas reações de saponificação (produção de sabão). Nessas reações, une-se ésteres (gorduras) a uma dessas bases, com acréscimo de temperatura (fornecendo energia ao sistema) formando sais orgânicos (sabões) e glicerina/glicerol. O Hidróxido de sódio (NaOH) também pode ser utilizado, após reagir com moléculas de cloro, na formação do hipoclorito de sódio, composto básico da água sanitária.

Mg(OH)2 ou hidróxido de magnésio, faz parte do antiácido estomacal conhecido como leite de magnésia.


👉 E ainda mais para você: Éteres



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários