Você é gestante? Cuidado redobrado com o Aedes aegypti!


Ciência & Saúde


O cuidado com a saúde deve ser ainda maior quando se é gestante, pois significa apreço pela própria vida e amor desde o comecinho com seu bebê. Para isso, a gestante deve fazer o pré-natal e seus exames desde o começo da gravidez, não usar drogas (cigarro, bebida alcóolica e outros), manter alimentação saudável e rotina de exercícios compatível. Também é muito importante usar medicamentos após aprovação médica e evitar o contágio de zika e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e outros desse gênero.

http://www.oblogdomestre.com.br/2018/01/GestantesCuidadoComZika.Saude.html
[Imagem: Meu menino]



Como cuidado inicial, a gestante e sua vizinhança precisam combater criadouros do mosquito. Medidas simples podem ser tomadas, como guardar recipientes de cabeça para baixo, colocar areia nos pratos de vaso de flores, tampar caixas d’água, limpar cochos de animais de estimação, cobrir ou furar objetos que possam acumular água.

Como meios individuais e/ou familiares de proteção, a gestante pode começar pelo uso de roupas com cores claras e compridas (calça e camisa com mangas compridas) e de repelentes. Também pode instalar ou contratar alguém para instalar mosquiteiros e telas nas esquadrias de casa. No verão, pico dos ataques do mosquito, fica difícil pensar em deixar a casa completamente fechada.

No caso específico dos repelentes, exceto alguns com essências naturais (não comprovada a eficácia pela Anvisa), pode-se usar normalmente sem maiores riscos. Deve haver a aplicação tanto em partes expostas como em cima da roupa.

Tanto cuidado se justifica. O mosquito-da-dengue e também da zika contaminou várias grávidas na temporada passada, levando a um elevado número de casos de bebês com microcefalia. Pesquisas científicas estão sendo desenvolvidas em busca de esclarecer melhor essa relação, que se demonstrou mais frequente até os três meses de gestação, segundo o Ministério da Saúde. Após o parto, caso a mãe tenha sido infectada por zika, ainda assim pode amamentar seu bebê, sem risco de transmiti-la. O aleitamento materno significa alimento, nutrientes, anticorpos... vida!


👉 E ainda mais para você: Por que Zika Vírus?



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários