O pequeno barril Sandro Botticelli

Arte


Um dos maiores nomes da pintura renascentista, Sandro Botticelli não ficou conhecido pelo nome de batismo. Nascido entre os anos de 1944 a 1946, na cidade italiana de Florença, Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi recebeu seu nome artístico após pegar o apelido que seu irmão dera.

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/07/SandroBotticelli.Arte.Biografia.html
[“O Nascimento de Vênus”. Imagem: Educolorir]



Esse apelido se devia ao formato do corpo de Sandro, similar a um pequeno barril, o que em italiano se chama “Botticelli”. Dentro e fora da família, todos passaram a chamá-lo dessa forma. Sandro é apenas um diminutivo de Alessandro.

Mariano Filipepi, pai de Sandro, buscou oferecer todo o conhecimento necessário ao filho para que este se tornasse um bom comerciante. Porém, vendo que ele não tinha paciência para fazer operações matemáticas ou leitura, mas aprendia bem algumas linhas de conhecimento, buscou direcioná-lo a uma profissão, colocando-o em contato com um grande ourives.

O mundo da arte fora apresentado a Botticelli por meio deste mestre, pois a artes e o trabalho do ourives andavam próximos. O passo seguinte foi a criação de seu próprio ateliê de artes, cujo patrocínio da família de banqueiros Médici foi fundamental para mantê-lo.

A vida e obra de Botticelli se deram em sua cidade natal. Os únicos anos em que se manteve distante foram quando trabalhou em pinturas na Capela Sistina, a convite do Papa Sisto IV, entre os anos de 1481 e 1482, quando já era famoso por seu estilo artístico.

Suas obras, durante o auge de sua carreira, envolviam formas humanas que, apesar de distorcidas em proporcionalidade, ganhavam novas proporções em busca da harmonia do conjunto presente em cada quadro. Motivos sensuais ou mitológicos foram uma máxima neste período.
Nos anos finais de sua vida e carreira, as obras foram ganhando um traço mais sisudo e sombrio. Com a saída dos Médici de Florença e a chegada de Leonardo da Vinci, em 1500, com novas técnicas de pintura, sua produção decaiu, chegando a ser considerada obsoleta. Já pobre, faleceu em 1510, sendo somente anos mais tarde sua obra novamente prestigiada e reconhecida dentro de sua importância no contexto histórico da Arte Mundial.

A seguir, veja uma lista com algumas importantes obras de Botticelli:

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/07/SandroBotticelli.Arte.Biografia.html
[“O Castigo dos Rebeldes”. Imagem: Wikipedia]

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/07/SandroBotticelli.Arte.Biografia.html
[“Primavera”. Imagem: WikiArt]

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/07/SandroBotticelli.Arte.Biografia.html
[“Tentação de Cristo”. Imagem: Wikipedia]

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/07/SandroBotticelli.Arte.Biografia.html
[“A adoração dos Magos”. Imagem: Flickr]


 




GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Nenhum comentário:

Seu comentário será publicado em breve e sua dúvida ou sugestão vista pelo Mestre Blogueiro. Caso queira comentar usando o Facebook, basta usar a caixa logo abaixo desta. Muito obrigado!

NÃO ESQUEÇA DE SEGUIR O BLOG DO MESTRE NAS REDES SOCIAIS (PELO MENU ≡ OU PELA BARRA LATERAL - OU INFERIOR NO MOBILE) E ACOMPANHE AS NOVIDADES!

Tecnologia do Blogger.