Por que Brasília nasceu para ser a nova capital do Brasil?

História


Durante o período Liberal-Populista (1945-1964), mais precisamente no governo de Juscelino Kubitschek de Oliveira, foi sancionada a Lei que previu a transferência da capital federal e dos órgãos máximos dos poderes executivo, legislativo e judiciário, com a construção de Brasília, na região centro-oeste do Brasil.  Esta construção ocorreu entre os anos de 1956 a 1960, custando, na época, cerca de um bilhão de dólares.

http://www.oblogdomestre.com.br/2017/04/PorQueBrasiliaFoiConstruida.Historia.html
[Imagem: EBC]



Ao longo da História, sempre se observou uma tendência de ocupação do território de forma mais densa nas regiões litorâneas, fato que se repetia no Brasil. Buscando estabelecer um movimento reverso, com a ocupação do centro e interior do país, além de reduzir as vulnerabilidades existentes em capitais com acesso marítimo, construiu-se Brasília.

A concepção e construção de Brasília foram fundamentadas em grandes ideais.  Observando-se os conceitos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos advindos do conjunto Oscar Niemeyer + Lúcio Costa + Burle Marx, observa-se que Brasília nasceu para ser a nova capital do Brasil buscando inspirar progresso e desenvolvimento, modernidade, uma cidade (e, quem sabe, um país) em que não existam diferenças tão grandes entre as pessoas.

Mais uma vez, como muitas obras públicas em nosso país, Brasília inspirou um futuro melhor, mas sofreu e sofre dos mesmos males. Sem infraestrutura para uma logística adequada de materiais, custou caro. Tentando inspirar modernidade e progresso, tornou-se um lugar onde a burocracia e a corrupção florescem... Não se espera que o Brasil venha a ganhar uma nova capital, mas que o que há nela se reconstrua, para um real bem da nação.


E ainda mais para você: Período Liberal-Populista (1945-1964)



GOSTOU DESTA POSTAGEM ? USANDO A BARRA DE BOTÕES, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS 😉!

Postar um comentário

0 Comentários